Antônio Cícero e 10 livros da sua formação
Antônio Cicero Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro em 1945. É um compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor brasileiro. É filho dos piauienses Amélia Correia Lima e Ewaldo Correia Lima. Seu pai foi um dos intelectuais fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Antonio Cicero escreve poesia desde jovem, mas seus poemas só apareceram para o grande público quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, passou a musicá-los. Antes, porém, já eram suas canções como Fullgás, Para Começar e À Francesa- as duas primeiras em parceria com sua irmã, e a última com Cláudio Zoli. A partir de então, Cicero tornar-se-ia um dos mais próximos parceiros de Marina. Entre outras parcerias, destacam-se aquelas com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Moraes,Adriana Calcanhotto e Lulu Santos (co-autor, junto com Antonio Cicero e Sérgio Souza, do hit O Último Romântico, de 1984). Um cara bacana e do bem. Admiro.
Neste vídeo ele tem uma conversa informal sobre 10 livros fundamentais na vida do entrevistado e que não podem faltar no acervo da biblioteca. A conversa com Antonio Cicero aconteceu em 21/09/2022 no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, dentro do projeto Parque de Ideias (@parque_de_ideias). Os livros mencionados serão doados às bibliotecas com um selo apontando quem os indicou para o acervo.
Livros indicados por Antonio Cicero: 1. Carlos Drummond de Andrade: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2. Cecília Meireles: Obra poética. Rio de Janeiro. José Aguilar. 3. Armando Freitas Filho: Máquina de escrever. Poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. 4. Fernando Pessoa: Obra poética. Rio de Janeiro. Nova Aguilar 5. Ferreira Gullar: Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras 6. Gonçalves Dias: Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 7. João Cabral de Melo Neto: Poesia completa. Lisboa: Glaciar; Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras 8. Manuel Bandeira: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 9. Sophia de Mello Breyner Andresen: Obra poética. Alfragide: Editorial Caminho. 10. Vinícius de Moraes: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar.