Do Blog Me encanta La Recoleta, de Carla Sarmento - http://meencantalarecoleta.blogspot.com/
Apesar de toda a minha paixão por café, antes de vir morar em Buenos Aires, não sabia o que eram os cafés notáveis daqui. Como comecei a me deparar muito com essa expressão, parei para entender um pouco.
Dentro do que é considerado Patrimônio Histórico da Cidade de Buenos Aires, existem prédios, praças, esquinas, bibliotecas e até cafés. Mas porque os cafés? Simplesmente, porque fazem parte dos costumes e representam uma parte essencial da história da cidade.
Em 1998, foi criada uma Comissão de Proteção e Promoção dos cafés, bares, bilhares e confeitarias notáveis da cidade. Por lei, para ser considerado notável, o café tem que apresentar algumas das seguintes características: antiguidade e permanência, arquitetura de interesse, local onde haja ocorrido situações de valor cultural, frequencia de uma grande personalidade e referência para o bairro. Atualmente, existem mais de cinquenta bares e cafés qualificados pelo governo da cidade de Buenos Aires. Veja aqui a lista oficial dos cafés e algumas fotos tiradas do site oficial da cidade.
Segundo o arquiteto Horácio Spinetto, autor do livro Cafés de Buenos Aires, o café ...es el lugar para soñar con los amigos, para dar soluciones mágicas a los problemas del país. Es aquí, mejor que en cualquier otro ámbito, donde pensamos que las utopias son posibles...
É claro que, passeando ou mesmo morando em Buenos Aires, você não precisa conhecer todos os cafés notáveis. Alguns são bonitos só para conhecer e outros são excelentes para conhecer, tirar muitas fotos e, se encantar com a arquitetura. E esse, é o caso do Café Tortoni.
O Tortoni foi fundado em 1858 (demais!!) e, se encaixa em todas as características para ser um café notável, além de servir um ótimo café com medialunas ou churros.
Dentro deste café, você se sente literalmente "de volta ao passado". É um dos lugares mais procurados pelos turistas e costuma ficar sempre cheio. Tudo deve ser admirado, desde a porta de entrada, as cadeiras e mesas, o piso, os lustres, a decoração do teto, as salas existentes no final do café, as fotos nas paredes, enfim...não perca nenhum detalhe. Ande por todos os cantos enquanto você espera o seu pedido. Depois, pare no balcão de souvenir e compre um ímã de geladeira ou uma xícara de recordação.
O Café Tortoni também oferece espetáculos de tango e sugiro que você faça reserva com antecedência porque a casa fica sempre cheia. Nunca assisti, mas as referências são ótimas.