Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Dicas para concursos públicos - Fernanda Viola

Enviado por Gilberto Godoy
dicas-para-concursos-publicos---fernanda-viola

   A carreira pública tem sido a opção de muitos profissionais. Seja por conta dos inúmeros benefícios oferecidos, como salários muitas vezes acima da média do mercado ou estabilidade, a procura por concursos públicos vem crescendo cada vez mais.

   Mas, para entrar neste segmento, é preciso muito foco, determinação e, claro, estudo. E como é comum nos vestibulandos, escolher o concurso ideal para prestar não é tarefa fácil. Para isso, o candidato deve conhecer previamente as principais características de cada órgão e área de atuação da função para escolher um cargo que seja adequado ao seu perfil profissional e pessoal. “Essa escolha baseada em afinidade será importante não apenas para o desempenho da função quando for aprovado, mas também para o período de estudos, visto que parte dos assuntos cobrados na prova são específicos da atividade”, explica Leandro Lima, diretor do site Tudo Sobre Concursos.

   Decidido o curso, chega a fase da preparação que, segundo Lima, é basicamente individual, baseada em livros, apostilas e simulados. Uma opção também é a do cursinho, que funciona como um complemento. O importante neste momento é entender que passar em um concurso público é um processo de médio a longo prazo. “A pessoa deve ter em mente que passará por uma grande preparação até ser aprovada e que, caso seja reprovada, deve encarar como parte da evolução da aprendizagem. Ou seja, não desista”, afirma o diretor.

   Abaixo, confira uma lista elaborada pelo site Tudo Sobre Concursos com 7 passos fundamentais para se ter êxito nos concursos públicos.

   Defina um objetivo – O primeiro passo é conhecer como funciona a estrutura pública, os principais órgãos, áreas e características de atuação e definir claramente qual é a área de interesse e os materiais que serão utilizados para os estudos.

   Aprenda a estudar – Após a escolha do concurso, o candidato deve procurar aprender quais são as técnicas de estudo, como resumos em forma de mapas mentais e leitura dinâmica, para facilitar a assimilação do grande volume de material que deve ser estudado.

   Monte um plano de estudos – Para garantir a disciplina e regularidade nos estudos é importante montar um cronograma adequado da rotina no qual conste claramente quais dias, horários e assuntos serão de estudo.

   Faça simulados – Após o início dos estudos é importante incluir na rotina de preparação a prática constante de simulados com questões de provas anteriores. Por meio deles, será possível identificar os principais pontos a serem melhorados nos estudos.

   Cuide da saúde – Durante a preparação o candidato deve tomar alguns cuidados básicos com a saúde, como dormir uma quantidade de horas suficiente, fazer refeições leves e não eliminar da rotina a prática de exercícios e momentos de lazer para não perder o rendimento nos estudos.

   Aprenda a fazer provas – Além dos estudos, a pessoa também deve se preparar adequadamente para o dia da prova, aprender a identificar pegadinhas, saber quais questões responder primeiro e controlar a ansiedade. Essas dicas podem fazer  toda a diferença para o dia mais importante.

   Mantenha a motivação – O processo de estudos é longo e muitas vezes cansativo. Para não desanimar é importante buscar formas de se motivar e sempre se lembrar dos objetivos e benefícios adquiridos após a aprovação.

   Boa sorte!

     Fonte: Blog do Abílio Diniz

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Veja como todo mundo pode melhorar na vida. É só ter vontade, estudo e disciplina. Uma catadora de latinha do Distrito Federal conseguiu passar em um concurso de nível médio do Tribunal de Justiça estudando apenas 25 dias. Com isso, ela trocou uma renda mensal de R$ 50, por um salário de R$ 7 mil.   (continua)


  •    Quando estratégias adequadas entram em jogo, o tempo rende e o estudo, geralmente, é mais frutífero em termos de produtividade. É claro que não existem receitas prontas de sucesso na preparação para concursos públicos, mas as de fracasso se repetem.   (continua)


  •    Para quem está se dedicando aos concursos públicos, este post poderá ser bastante interessante. Contém as disciplinas básicas exigidas na maior parte dos concursos além de outros conteúdos. Abaixo a lista com 16 sites com material gratuito para estudar de graça para concursos públicos, como videoaulas e simulados, para estudar direito administrativo, informática, inglês, matemática e português.   (continua)


  •    Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Quem está estudando para prestar concurso público deve dar atenção especial a isto. Veja os cem mais comuns do nosso idioma e use esta relação como um roteiro para fugir deles.


  •    1 - "Custas só se usa na linguagem jurídica" para designar despesas feitas no processo. Portanto, devemos dizer: "O filho vive à custa do pai". No singular. 2 - Não existe a expressão "à medida em que". Ou se usa à medida que correspondente a à proporção que, ou se usa na medida em que equivalente a tendo em vista que. 3 - 'O certo é " a meu ver" e não ao meu ver.   (continua)


  •    O sonho da carreira pública desfeito por erro da banca examinadora do concurso. Isso mesmo, não é só a grande concorrência e a consequente dificuldade das seleções que deixam muitos concurseiros pelo caminho. Confira os erros que podem surgir em cada etapa de um concurso público e que são passíveis de recurso administrativo ou judicial, segundo dois especialistas.   (continua)


  •   Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país.
       Aeronáutica - Um total de 84 oportunidades estão disponíveis, entre as quais 80 são para médicos e quatro, para capelães. As vagas para médicos incluem especialidades como anestesiologia, cancerologia, cirurgia geral, neurologia, oftalmologia, reumatologia e urologia, entre outras.   (continua)


  •    Prova do concurso para Analista e Técnico de Atividades Culturais do GDF, aplicada no dia 3/5/2014:
       Questão 25) Dulcina de Moraes estreou como protagonista aos 15 anos de idade na peça Lua Cheia, a convite de Leopoldo Fróes, um dos mitos teatrais do século 20, sendo apontada como uma verdadeira revelação. Nos anos 40, obteve grande consagração como a estreia do espetáculo Chuva, no Teatro Municipal, adaptação de uma novela de Somerset Maugham, dirigida e protagonizada por ela, vivendo a personagem Sadie Thompson. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta sobre Dulcina de Moraes e sua história.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília