Dicas para concursos públicos - Fernanda Viola
A carreira pública tem sido a opção de muitos profissionais. Seja por conta dos inúmeros benefícios oferecidos, como salários muitas vezes acima da média do mercado ou estabilidade, a procura por concursos públicos vem crescendo cada vez mais.
Mas, para entrar neste segmento, é preciso muito foco, determinação e, claro, estudo. E como é comum nos vestibulandos, escolher o concurso ideal para prestar não é tarefa fácil. Para isso, o candidato deve conhecer previamente as principais características de cada órgão e área de atuação da função para escolher um cargo que seja adequado ao seu perfil profissional e pessoal. “Essa escolha baseada em afinidade será importante não apenas para o desempenho da função quando for aprovado, mas também para o período de estudos, visto que parte dos assuntos cobrados na prova são específicos da atividade”, explica Leandro Lima, diretor do site Tudo Sobre Concursos.
Decidido o curso, chega a fase da preparação que, segundo Lima, é basicamente individual, baseada em livros, apostilas e simulados. Uma opção também é a do cursinho, que funciona como um complemento. O importante neste momento é entender que passar em um concurso público é um processo de médio a longo prazo. “A pessoa deve ter em mente que passará por uma grande preparação até ser aprovada e que, caso seja reprovada, deve encarar como parte da evolução da aprendizagem. Ou seja, não desista”, afirma o diretor.
Abaixo, confira uma lista elaborada pelo site Tudo Sobre Concursos com 7 passos fundamentais para se ter êxito nos concursos públicos.
Defina um objetivo – O primeiro passo é conhecer como funciona a estrutura pública, os principais órgãos, áreas e características de atuação e definir claramente qual é a área de interesse e os materiais que serão utilizados para os estudos.
Aprenda a estudar – Após a escolha do concurso, o candidato deve procurar aprender quais são as técnicas de estudo, como resumos em forma de mapas mentais e leitura dinâmica, para facilitar a assimilação do grande volume de material que deve ser estudado.
Monte um plano de estudos – Para garantir a disciplina e regularidade nos estudos é importante montar um cronograma adequado da rotina no qual conste claramente quais dias, horários e assuntos serão de estudo.
Faça simulados – Após o início dos estudos é importante incluir na rotina de preparação a prática constante de simulados com questões de provas anteriores. Por meio deles, será possível identificar os principais pontos a serem melhorados nos estudos.
Cuide da saúde – Durante a preparação o candidato deve tomar alguns cuidados básicos com a saúde, como dormir uma quantidade de horas suficiente, fazer refeições leves e não eliminar da rotina a prática de exercícios e momentos de lazer para não perder o rendimento nos estudos.
Aprenda a fazer provas – Além dos estudos, a pessoa também deve se preparar adequadamente para o dia da prova, aprender a identificar pegadinhas, saber quais questões responder primeiro e controlar a ansiedade. Essas dicas podem fazer toda a diferença para o dia mais importante.
Mantenha a motivação – O processo de estudos é longo e muitas vezes cansativo. Para não desanimar é importante buscar formas de se motivar e sempre se lembrar dos objetivos e benefícios adquiridos após a aprovação.
Boa sorte!
Fonte: Blog do Abílio Diniz