Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Facebook: da autopromoção à autopiedade

Enviado por Gilberto Godoy
facebook--da-autopromocao-a-autopiedade

   Nesta era tecnológica, as redes sociais se tornaram uma forma fundamental de interagir com nossos amigos e com o mundo, até se converter em um dos rituais cotidianos para alguns. No entanto, o que normalmente começa como um inofensivo hábito virtual, pode rapidamente se transformar em um vício que deixará destroçado seu narcisismo, lhe devolvendo um miserável reflexo ou fazendo com que se afogue nas águas de sua própria autocomplacência.

   Estudos mostram que até dois terços das pessoas acham difícil relaxar e dormir após passar algum tempo checando suas redes sociais. Mais da metade dos entrevistados disse que as redes sociais fazem com que suas vidas e sua autoestima piorem. De modo que, o que fazem as redes sociais para afetar a vida de algumas pessoas desta maneira?

   Na minha opinião as redes sociais podem dar-nos a falsa ilusão de pertencer a um coletivo e que estamos conectados a uma rede de amigos sem estar construindo relacionamentos reais. Isto faz com que seja muito fácil se perder no ciberespaço e que acabemos dando mais peso do que dedicamos a nossa realidade.

   Como disse antes, ainda que um dos principais usos das redes sociais seja a de manter contato com as pessoas que gostamos e fazer parte de toda classe de atividades sociais, paradoxalmente também fomentam o desenvolvimento de comportamentos narcisistas e anti-sociais. O problema é achar que as redes sociais refletem fielmente a realidade, quando na verdade mostram a visão desde um só ângulo, nos impedindo de captar em todas suas dimensões.

   Como saber se seus hábitos virtuais são saudáveis ou estão afetando sua vida de alguma forma? Se sentir-se estressado, ansioso ou está tendo pensamentos negativos após usar as redes sociais, talvez seja tempo de dar um tempinho antes que sua autoestima acabe em pandarecos.

   Talvez, em função disso, que um curta chamado "What's On Your Mind", dos três irmãos noruegueses HigtonBros, esteja fazendo tanto sucesso, por ser um tapa de mão aberta na realidade virtual onde todos compartilham seus sucessos, relacionamentos felizes, e pontos fortes. Mas ninguém nunca realmente compartilha a coisa real. Tudo é preparadao de forma a fazer com que a vida pareça melhor do que realmente é.

   A verdade, queiramos ou não, é que em algum ponto do caminho acabamos abusando das vantagens das redes sociais, rapidamente deixou de ser um meio para ser um fim. De repente, escolher uma foto de perfil adequada tornou-se uma preocupação que pode amargurar o dia. Chegamos a um ponto em que não só estamos comparando constantemente nossa vida com a dos demais, senão que nem sequer somos capazes de ter uma vida à altura de nossa própria pessoa digital (a que só mostra uma edição de nossos melhores momentos). Na era da autopromoção, já nem sequer somos, vergonhosamente, capazes de comprar a nós mesmos.

     Fonte: MetamorfoseDigital
 

Comentários

  • por: Theófilo Silva em terça-feira, 21 de junho de 2016
    Vamos ver onde tudo isso vai dar! O ser humano sempre flertou com perigos! Seria esse mais um deles. O tempo dirá!

Também recomendo

  •    Os americanos usam uma abreviatura para explicar o mundo de hoje. Eles dizem que o mundo é VUCA (em inglês) ou VICA (em português). E eles tem razão! O mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.   (continua)


  •    Crédito ou débito? À vista ou parcelado? Inclui o CPF? Faz parte do programa vale-ponto? Vai levar sacolinha? Quantas vai precisar? Se para prevenir o Alzheimer o cérebro precisar mesmo de exercício (algo de que duvido, uma vez que não é músculo), acho que a simples compra de duas garrafas de água e de uma barra de cereais no supermercado já seria suficiente para me livrar dessa ameaça.   (continua)


  •      
         Vejam que interessante esse vídeo brilhante divulgado pela NASA, onde podemos ver o tráfego aéreo no mundo. Eles usam uma câmera especial que capta a frequência da turbina dos aviões. O tempo deste clip é de 1min30seg e representa as 24 horas de um dia inteiro de viagens de avião, internas e entre os continentes.   (continua)


  •    Quantas vezes você já recebeu uma informação via um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, ou leu uma notícia circulando pela internet e gostaria de checar a veracidade do conteúdo? Agora, já é possível fazer essa verificação usando uma ferramenta piloto criada por um grupo de pesquisadores...   (continua)


  •    Original: Por menos festa infantil espetáculo e mais festa afetiva - Lidiane Vasconcelos, via blog Trololó de Mulher.
       Festa infantil em bufê da moda… e bem caro! Quem nunca foi a um evento assim? O ambiente a gente conhece: brinquedos com luzes piscando e emitindo sons os mais diversos, e as crianças enlouquecidas correndo de um lado para o outro. De repente, uma parada:   (continua)


  •    Estamos perdendo nossa intimidade a passos largos. E não de uma forma clandestina, senão que nós mesmos estamos dispostos a perder porque, em troca, recebemos maior visibilidade, interagimos com mais pessoas, nos beneficiamos com mais vantagens. Por exemplo, à hora de...   (continua)


  •    Um dos acontecimentos mais relevantes da Internet na atualidade é o crescimento exponencial do número de blogs. Inicialmente avaliado como um fenômeno passageiro e restrito a uma minoria de utilizadores, rapidamente se verificou o contrário e os blogs começaram a proliferar a um ritmo vertiginoso.   (continua)


  • Este site contém quase todos os jornais do mundo, atualizados. Muito útil e interessante.

    http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília