Do blog 'Me Encanta La Recoleta' - Carla Sarmento
Visitar Buenos Aires e não entrar em, pelo menos uma livraria, é quase impossível porque elas estão espalhadas por todos os lados da cidade. São tantas que a cidade ganhou, em 2011, o título de 'Capital Mundial do Livro' pela UNESCO.
As livrarias da cidade são espaços de encontro, pontos turísticos e, algumas podem ser consideradas verdadeiros antiquários. A maior concentração de livrarias está na Avenida Corrientes entre a Callao e a 9 de Julio. Mas você também vai encontrar em vários bairros da cidade. A mais antiga da Argentina se chama La Librería de Avila e fica em San Telmo.
El Ateneo Grand Splendid, que fica na Recoleta, foi construída em um antigo teatro e conserva até hoje as marcas do seu passado. Ocupa o segundo lugar na lista das dez mais importantes do mundo por seu esplendor arquitetônico. Depois que você passar horas olhando todos os detalhes e tirando fotos, não deixe de tomar um café onde funcionava o palco do teatro.
Uma outra livraria muito bonita e aconchegante é a Livros del Pasaje no bairro de Palermo e que tem um café super charmoso. O trecho abaixo eu tirei do site da livraria porque achei que combina mesmo com o lugar.
"En libros del Pasaje vas a encontrar, además del libro que buscás, gente atenta que va a saber recomendarte la novela que buscás con letra grande para tu abuela, el libro para ese sobrino que lee poco pero que querés más, el libro para a facultad y el libro que te llevás porque te tentaste. Tratamos de ayudar sin estar encima".
É claro que existem muitas outras que merecem a visita e eu vou deixar aqui "El libro de los libros" que é um guia com todas as livrarias da cidade.
Também gosto muito da Eterna Cadencia em Palermo e da Clasica y Moderna que fica na Recoleta.
Fonte: blog Me Encanta La Recoleta, de Carla Sarmento.
http://meencantalarecoleta.blogspot.com.ar/2012/08/livrarias-de-buenos-aires_18.html