Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Nesta rua - Villa-Lobos

Enviado por Gilberto Godoy

     Belíssima interpretação para esta música de um gênio.

     Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro.
 
     Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

     Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Raul Villa-Lobos, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical[4] e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos, órfão de pai,[6] Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro.
 
     Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte embarca para Europa, regressando ao Brasil em 1924. Viaja novamente para a Europa em 1927, financiado pelo milionário carioca Carlos Guinle. Desta segunda viagem retorna em 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades. Realiza também nesse ano a " Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Seu casamento com Lucília termina na década de 1930. Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna,[8] que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental.[9] O impacto internacional dessa obra fez-se sentir especialmente na França e EUA, como se verifica pelo editorial que o The New York Times dedicou-lhe no dia seguinte a sua morte. Villa-Lobos nunca teve filhos.
 
     Faleceu em 17 de novembro de 1959. Encontra-se sepultado no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.
     Em 1960, o governo do Brasil criou o Museu Villa-Lobos na cidade do Rio de Janeiro.  Vale a pena visitar!

     Voz: Ana Salvagni   -   Violoncelo: Lara Ziggiatti   -  Arranjo: José Eduardo Gramani

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  • 'Soy loco por ti, América
    Yo voy traer una mujer playera
    Que su nombre sea Marti
    Que su nombre sea Marti...
    (continua)


  •    Russian Red, nome artístico de Lourdes Hernández (Madrid, 1985), é uma cantora de música indie e folk espanhola. I Love Your Glasses, editado em Março de 2008, foi o seu álbum de estreia, que aplacou concertos esgotados em algumas das mais prestigiadas salas do circuito alternativo da capital espanhola.   (continua)


  •    Era uma vez um príncipe que se enamorou por uma princesa. Após uma espera de cinco anos, durante os quais não se puderam ver uma única vez, a cerimônia do casamento teve lugar do ano de 1612, na qual o imperador a rebatizou de Mumtaz Begam Mahal. O Príncipe foi...   (continua)


  • Onde queres revólver, sou coqueiro
    Onde queres dinheiro, sou paixão
    Onde queres descanso, sou desejo
    E onde sou só desejo, queres não
    E onde não queres nada, nada falta
    E onde voas bem alta, eu sou o chão
    (continua)


  •       Nicolas Jaar - Mi Mujer (original mix) HD Video. INgrooves (em nome de Wolf + Lamb Records); BMI - Broadcast Music Inc., CMRRA, Beggars_Catalogues e 9 associações de direitos musicais


  •       Gotan Project - Neo Tango

     


  • "...Já sei olhar o rio por onde a vida passa
    Sem me precipitar e nem perder a hora
    Escuto no silêncio que há e mim e basta,
    Outro tempo começou pra mim agora
    Vou deixar a rua me levar, ver a cidade se acender..."

    (continua)


  •      Brian Wilson e The Corrs cantam "God Only Knows" no Palácio de Buckingham para celebrar o Jubileu de Ouro da Rainha.


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília