Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O Corinthians e Shakespeare

Enviado por Gilberto Godoy
o-corinthians-e-shakespeare


     PARABÉNS AO TIMÃO PELO TÍTULO MUNDIAL DE CLUBES CONQUISTADO HOJE NO JAPÃO!


     O ano era 1597.

     O texto, a peça "Henrique IV" (Henry iv), de Shakespeare.

     A cena IV se inicia. Príncipe Henry adentra a taberna "Cabeça de Javali" (the "Boar's-Head Tavern"), e diz: "I am no proud, Jack, like Falstaff; but a Corinthian, a lad of mettle, a good boy."

     Ou, na nossa língua mãe; "Eu não sou orgulhoso, Jack, como Falstaff; mas um Corinthiano, um rapaz de coragem, um bom menino".

     Acredito que a palavra-santa “CORINTHIANO” foi usada pela primeira vez como um adjetivo, como uma qualidade, neste escrito Shakesperiano.

     Até então, CORINTHIANO era substantivo, que designava o Povo de Corinto (Corinthian), na Grécia. Corinthiano, utilizado por Shakespeare, designa Cavalheirismo, Nobreza (nos atos), Coragem. Mais de 400 anos depois defendemos a Lealdade, a Humildade e o Procedimento.

     Alguns séculos depois, na mesma Inglaterra de Shakespeare, surgia o Corinthian Football Club, em 1882. E foi daí que passamos a gritar Corinthians! Esta foi a equipe a excursionar pelo Brasil inspirando o nome do Time do Povo, quando de seu nascimento no Bom Retiro.

     Para entender o motivo da escolha do nome do time Inglês, e seu significado mais original, há que se deter da história da própria Corinto Grega e da sua contribuição a humanidade no campo das Artes, das experiências sociais dos Templos de AcroCorinto, sua organização, princípios e objetivos, tão a frente de seu tempo que causou aguda preocupação no apóstolo Paulo. Na 1º Carta de Paulo aos Coríntios, que é uma carta de aconselhamento, há um "poema sobre o Amor". Eis seu início:

     "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria."

     Até os dias de hoje é utilizada na Inglaterra a expressão Corinthian Spirit (Espírito Corinthiano) para designar atos de cavalheirismo, nobreza, o melhor sentido do amadorismo, tanto no desporto quanto nas relações sociais. O Espírito Corinthiano, da qualidade a que Shakespeare se referia há quase cinco séculos, deu origem a expressão Fair Play.

     E coube a nós, e cabe a nós, Corinthianos, preservar, fortalecer e multiplicar esta corrente, desde o início do século passado, a luz do lampião, sob o brilho do cometa Halley, as mãos trabalhadoras, povos de todas as partes do mundo.

     Aqui é Corinthians!

     Viva o S. C. Corinthians Paulista, que imortaliza os ideais milenares do Homem na luta pela Liberdade e Emancipação.

     Autor: Guilherme Carneiro Pappi via blog gpappi
     http://espiritocorinthiano.blogspot.com/2011/07/o-corinthians-e-shakespeare.html

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Ao longo de toda a existência, o homem sempre buscou formas de perpetuar o seu conhecimento e transmiti-lo a gerações futuras. O que seria da história ou do conhecimento se os episódios e vicissitudes da humanidade não estivessem escritos e armazenados em algum lugar? Simplesmente seriam fatos que...   (continua)


  •    Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais sobre o que eu gosto de chamar "o perigo de uma história única". Eu cresci num campus universitário no leste da Nigéria. Minha mãe diz que eu comecei a ler com dois anos, mas eu acho que quatro é provavelmente mais próximo da verdade. Então...   (continua)


  •    O crash da bolsa em 1929, que resultou na Grande Depressão, tornou-se o maior desastre econômico no mundo industrial. Em 1931, as ações valiam apenas 20% do valor nominal de 1929, a produção industrial caiu pela metade, um em cada quatro estava desempregado. Em 1935, metade dos bancos...   (continua)


  •    Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente "dos livros", empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de". A inscrição pode estar...   (continua)


  •    A paixão dos portenhos pela leitura é grande e Jorge Luis Borges, teve um papel mais que especial nesse hábito tão saudável e até um pouco "invejado" por outros países. Segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, são mais de 3200 livrarias.    (continua)


  •    Arch West, criador do famoso Doritos, faleceu aos 97 anos no final do mês de setembro passado e durante seu enterro, seus entes queridos fizeram um estranho ritual espalhando o conhecido salgadinho, que o tornou famoso e milionário, sobre seu caixão. Mas este não é o único caso curioso em que...   (continua)


  •    Da Agência USP de Notícias
      As manifestações sutis de discriminação racial estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da sociedade brasileira. Segundo a psicóloga Sylvia Nunes, que pesquisou sobre o preconceito sutil no Instituto de Psicologia da USP, as pessoas ainda...   (continua)


  •    Para quem gosta de Museus este é um prato cheio. Talvez o site mais completo da net. Vale a pena fazer uma visita virtual. Muselia é um diretório global de museus. Lá você encontra 8000 museus e pode ver seus sites oficiais, horários de visitação e...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília