Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O rolezinho como macrocontingência - JC Todorov

Enviado por Gilberto Godoy
o-rolezinho-como-macrocontingencia---jc-todorov

     O conceito de macrocontingência foi proposto por Maria E. Malott e Sigrid S. Glenn para tratar de assuntos que envolvem comportamentos individuais que se tornam um problema social dependendo no número de pessoas que se comportam. Uma pessoa fumando pode passar despercebida em uma atividade pública, mas quando muitas fumam ao mesmo tempo o ar fica irrespirável.

     Um adolescente passeando pelo shopping não fecha o comércio; dezenas fazendo um rolezinho alertam a polícia. O conceito se aplica também a efeitos positivos: doar dinheiro para a campanha de um candidato é ato individual sem consequência significativa, mas se milhões de simpatizantes doam, o efeito na campanha pode ser decisivo.

     Saber como fazer de uma contingência comportamental uma macrocontingência é o xis da questão. Em alguns casos a contingência comportamental em si não tem sentido – o respeito à faixa de pedestres em Brasília é um exemplo: o respeito existe porque uma grande campanha em 1996 mudou o comportamento de quase todos os motoristas e quase todos os pedestres, e ao mesmo tempo.

     O respeito à faixa existe porque motoristas e pedestres se comportam segundo a mesma contingência. Grande parte dos artigos e livros publicados trata de exemplos de modificação de práticas culturais em situação de laboratório, exemplos como os de Brasília são raros. A modificação de práticas culturais de populações envolve a interação de múltiplas organizações e múltiplos profissionais. O sucesso da campanha de Brasília deve ser creditado à colaboração durante meses de governo, mídia, universidade e organizações não governamentais.

    Há hoje no Brasil uma série de campanhas em andamento visando grandes modificações de práticas culturais deletérias, como o Bolsa Família (que engoliu o Bolsa Escola) e as campanhas do Ministério da Saúde. São experimentos naturais à espera da colaboração de analistas do comportamento. Questões de sustentabilidade ambiental envolvem além de governos e empresas comportamentos de pessoas, isoladamente.

    Um conhecimento mais acurado de metacontingências e macrocontingências habilitarão melhor o analista do comportamento a ajudar no planejamento e na implementação de programas eficazes para a manutenção de práticas culturais sustentáveis.
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A distinção entre reforçadores naturais e arbitrários é problemática em Análise do Comportamento e não há conformidade nos uso desses conceitos dentre os analistas do comportamento. Goldiamond, Ferster, Kohlenberg, Tsai entre outros defendem o uso de reforçadores naturais em detrimento dos arbitrários no contexto aplicado pelos...   (continua)


  •    Palestra proferida pelo professor Gilberto Godoy, CRP 01/6115, por ocasião da Jornada COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES: Tristeza, medo e raiva, promovida pela Clínica Brasília de Psicologia em dezembro de 2020.   (continua)


  •      Terapia Comportamental: quando, como e para quê?
      A vida é dinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas...   (continua)


  •    Bons questionamentos de Seiiti Arata Jr.  Ele fundou a Arata Academy em 2007, prestando serviços de treinamento online para jovens empresários e profissionais que procuram alcançar resultados de excelência. Atualmente...   (continua)


  •    Confira no nosso Canal do YOUTUBE -->  AQUI

       A solidão é uma condição humana com potencial tanto para crescimento quanto para aflição. É um sentimento inevitável em alguns momentos da vida, mesmo estando em companhia de outros, portanto mais importante que evitar a dor de se estar só podemos aprender a estar só e extrair o melhor desses momentos.   (continua)


  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília