Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Para entender Shakespeare - Marion Frank

Enviado por Gilberto Godoy
para-entender-shakespeare---marion-frank

   William Shakespeare, o Bardo, como é comumente chamado - nasceu em abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, e morreu pouco antes de completar 52 anos (1616). Casou cedo, teve três filhos e uma vida recheada de mistérios. Sabe-se ao certo que jamais passou apertos financeiros e que adorava se divertir, infernizando homens e mulheres com o humor afiado.

   No Brasil, um dos grandes especialistas da vida e obra do mestre da língua inglesa é John Milton, professor da Universidade de São Paulo e especialista em tradução literária, com vários livros publicados. Natural de Birmingham, Inglaterra, ele vive no País desde 1984 e acumula experiência no trato com as dificuldades que um soneto de Shakespeare provoca, por exemplo, ao ser traduzido para o português. 

   "O verso shakespeariano tem dez sílabas, ao contrário do alexandrinho, de doze sílabas, que é tradicional da língua portuguesa", aponta. "Esse é o dilema do tradutor: se optar em usar as dez sílabas, terá de cortar alguma palavra, perdendo o significado do autor." 

   Outras "armadilhas" saltam aos olhos nos sonetos - John dá pistas importantes e, com elas, consegue aproximar vida e poética de Shakespeare do leitor brasileiro. Confira.


   Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/entender-shakespeare-644990.shtml

Comentários

  • por: Theófilo Silva em terça-feira, 28 de abril de 2015
    Correto! Não é fácil traduzir os sonetos. Posso dizer que nenhuma traduação me satisfaz. Com todo respeito aos magnífico trabalho feito pelos tradutores brasileiros! Os sonetos de Shakespeare são os mais belos versos já escrito por alguém em qualquer idioma. Não conheço nada melhor!

Também recomendo

  • "Uso a palavra para compor meus silêncios.
    Não gosto das palavras
    fatigadas de informar.
    Dou mais respeito
    às que vivem de barriga no chão...
    (continua)


  •    Foi em uma madrugada chuvosa no Rio de Janeiro que veio ao mundo Marcus Vinitius da Cruz e Mello de Moraes, ou, simplesmente, Vinicius de Moraes, que, se estivesse vivo, completaria 100 anos em 19 de 2013. Parafraseando um de seus versos mais famosos, o escritor, se não chegou...   (continua)


  • "Harold Bloom era um mestre que fez da literatura a religião dos desencantados". Harold Bloom — morto em 14/10/19, aos 89 anos — será sempre lembrado como autor da controvertida teoria literária elaborada em seu livro mais popular, A Angústia da Influência (1973). É provável que outros citem ainda O Cânone Ocidental (1994), em que ele analisa a obra de 26 grandes autores, de Shakespeare a Samuel Beckett.   (continua)


  •    João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967), foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase...   (continua)


  •      Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Nascido em Recife, Pernambuco, no ano de 1912. Mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro.   (continua)


  •    Arthur Robert Ashe, Jr. (Richmond, Virgínia, 10 de julho de 1943 — 6 de fevereiro de 1993) foi um tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava. Quando jovem, Ashe era pequeno e mal coordenado. Mas quando entrou para o...   (continua)


  •    Dizem que não é fácil conviver na intimidade com grandes gênios. A julgar por Einstein deve ser verdade. Vários detalhes constrangedores da intimidade do gênio estão descritas no livro Einstein: sua Vida e Universo, de Walter Isaacson.   (continua)


  •    Um dos mais incríveis cientistas da história humana. E um dos gênios mais subestimados da espécie. Assim pode ser definido Nikola Tesla, nascido em uma cidade do antigo Império Austríaco, região da atual Croácia, em 10 de julho de 1856.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília