Pensamentos engraçados - Maria Helena Sousa
‘Este mundo é redondo, mas está ficando muito chato, como disse o Barão de Itararé’. Ouço de um amigo a respeito do Brasil e discordo, acho que estamos cada vez mais engraçados. Com isso não quero dizer que o Brasil e o mundo vão bem. Vão não. Damos para trás a passos largos.
Mas engraçado o brasileiro é. Por natureza. É de seu espírito. Curto o humor saxão, adoro as charges francesas, rio muito com o Seinfeld e acho Woody Allen um gênio. Mas nós somos mais engraçados, isso somos. E por fazer rir, não somos chatos.
Rimos com 'A Careta' e continuamos a rir. Graças a Deus!
Jô Soares teve um personagem, o Reizinho, que era adorado, inclusive pelas crianças, público muito exigente. Ele perguntava aos súditos: “Deste solo que eu piso, desse povo que eu amo, que que eu sou? Que que eu sou? Que que eu sou?”. E lá vinha a resposta. “Sois rei! Sois rei! Sois rei!”. Era engraçado. Mas muito mais graça teve a origem do bordão criado por Max Nunes sobre um fato verídico: um dos integrantes da Academia Brasileira de Letras saía atrasado para uma recepção de gala na Academia e resolveu pegar um táxi. O motorista, ao vê-lo vestido com o fardão, perguntou: “Sois rei?”
Querem mais?
Sergio Porto:
* Quando a Censura Federal proibiu em Brasília a encenação da peça "Um Bonde Chamado Desejo", a atriz Maria Fernanda foi procurar o Deputado Ernani Sátiro para que o mesmo agisse em defesa da classe teatral. Lá pelas tantas, a atriz deu um grito de "Viva a Democracia!". O senhor Ernani Sátiro na mesma hora retrucou: "Insulto eu não tolero".
* Discurso do deputado estadual mineiro Lourival Pereira da Silva contra a moda da mini-saia: "Ninguém levantará a saia da Mulher Mineira".
* O terceiro sexo já está quase em segundo.
Odorico Paraguassu (Dias Gomes):
* Como diria o rei dos persas, Dario Peito de Aço, pra cada problemática tem uma solucionática.
* É nisso que dá eleição direta. Elegemos um cangacista desalfabetizado e desapetrechado de caráter.
* Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda... do meio de campo, caindo pra direita!
Chico Anysio:
* Quem é casado há quarenta anos com dona Maria não entende de casamento, entende de dona Maria. De casamento entendo eu, que tive seis.
* E o salário, ó!
* No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado.
Dilma Rousseff:
*A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.
* Ela (a Zona Franca) evita o desmatamento, que é altamente lucrativo - derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo.
* Os homens não são virtuosos, ou seja, nós não podemos exigir da humanidade a virtude, porque ela não é virtuosa, mas alguns homens e mulheres são, e por isso é que as instituições têm que ser virtuosas.
Fontes: Festival da Besteira Que Assola o País, 1 e 2 (Sergio Porto); Dupla Exposição: Stanislaw Sérgio Ponte Porto Preta (Renato Sergio); O Bem Amado, Dias Gomes; Chico Anysio: Google, várias; Revista VEJA, Ano 47, nº 10.