30 anos sem BF Skinner
Há 26 anos, no dia 18 de agosto de 1990, falecia Burrhus Frederic Skinner.
Sem dúvida um dos psicólogos mais influentes de todos os tempos. Ele ocupou cargos nas Universidades de Minnesota e Indiana, e foi o condecorado com o título de "Edgar Pierce Professor" (importante título da Universidade de Harvard) de Psicologia na Universidade de Harvard, de 1958 até sua aposentadoria em 1974.
A revista Time elegeu Skinner como o psicólogo mais importante e influente do Século XX.
Seu trabalho pioneiro em psicologia experimental promoveu o Behaviorismo, modelando comportamentos através de reforçamento e descreveu os princípios do condicionamento operante com base na "Lei do Efeito" de Edward Thorndike, mas expandindo as implicações e suas aplicações.
Entre os maiores impactos de seu trabalho está o Behaviorismo Radical, a filosofia da ciência que fornece estratégias para explorar e compreender os fatores causais que influenciam o comportamento humano através de relações funcionais.
Embora tenha se tornado famoso por suas "Caixas de Skinner", um termo que ele nunca usou, seu impacto na Psicologia, nas Ciências do Comportamento e até na forma como enxergamos o homem pode ser considerado singular. Para Skinner, o mundo podia ser considerado uma enorme Caixa de Skinner.
Mais do que qualquer outro campo da psicologia, talvez mais até do que a psicometria, a Análise do Comportamento de Skinner teve aplicações mais profundas, amplas e generalizadas que variam de Farmacologia Comportamental (estudos sobre vício, psicofarmacologia, toxicologia comportamental, etc.), ao ensino regular e especial (com enormes impactos nos métodos de ensino utilizados de escolas a universidades em todo o mundo), as primeiras intervenções na área de autismo, gestão organizacional, e a psicologia do envelhecimento.
Entre seus livros mais influentes estão: "Comportamento dos Organismos" (1938); "Comportamento Verbal" (1957) e "Ciência e Comportamento Humano" (1953).
Skinner deixou sua esposa Eve, e filhas Julie Vargas e Deborah Buzan.
Para mais informações, consulte a "B.F.Skinner Foundation": http://www.bfskinner.org
A "Association for Behavior Analysis a International (ABAI): https://www.abainternational.org
"The Cambridge Center for Behavioral Studies" http://www.behavior.org
Haggbloom, Steven J.; Warnick, Jason E.; Jones, Vinessa K.; Yarbrough, Gary L.; Russell, Tenea M.; Borecky, Chris M.; McGahhey, Reagan et al. (2002). Review of General Psychology 6 (2): 139–152.
Fonte: texto original por Travis Thompson. Tradução e adaptação: Instituto Cinco.