50 anos de Psicologia no Brasil
Parabenizo a todos os Psicólogos e Psicólogas pelo seu merecido dia, 27 de agosto. Hoje fazem 50 anos da Lei 4119/62 que regulamentou a nossa profissão no Brasil.
Tenho muito orgulho e satisfação de ser Psicólogo. Entendo como um privilégio ter podido estudar, me dedicar e aprender sobre o comportamento humano e animal da forma como fiz. Hoje, a despeito das inúmeras limitações que nós temos pela frente, me sinto capaz de ver a vida com olhos mais realistas e serenos, o que faz um tremendo bem a alma.
Agradeço aos colegas de profissão, amigos, professores - também aos que não estão mais entre nós - , aos inúmeros alunos e alunas que tive durante esses longos anos, com quem também aprendi muito. Agradeço especialmente aos clientes com quem tive contato e pude ajudar de alguma maneira, e ao UniCEUB, instituição que sempre me deu todo o apoio e estrutura que foi necessária tanto na minha formação, como para o aprimoramento da excelência profissional. Agradeço ainda à minha família, aos presentes e aos distantes, pela referência de valores e apoio. Todos me fizeram de algum modo uma pessoa melhor e mais consciente das minhas potencialidades e limitações.
Nesta caminhada aprendemos muito, crescemos e estamos na luta por uma sociedade mais justa. Independente de nossa abordagem, de nossa visão de homem, de possíveis divergências, todos queremos contribuir para personificar o que diz o segundo princípio do nosso código de ética profissional: "O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Que ao comemorarmos o nosso cinquentenário profissional, tenhamos ainda mais motivos para celebrar nossa alegria, nosso compromisso e realização de sermos Psicólogos.