Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Buraco negro devora "planeta" na Via Láctea

Enviado por Gilberto Godoy
buraco-negro-devora--planeta--na-via-lactea

 

     Astrônomos encontram objeto prestes a ser devorado pelo buraco negro da Via Láctea

     Um grupo de astrônomos descobriu uma nuvem de gás, com massa três vezes maior que a da Terra, que está se aproximando rapidamente do buraco negro que fica no centro da Via Láctea.

     O achado foi feito com ajuda do telescópio VLT (Very Large Telescope), do Observatório Europeu do Sul. Esta é a primeira vez que uma nuvem "condenada" é vista prestes a ser devorada, como conta estudo que será publicado na revista Nature em janeiro.

     Segundo os pesquisadores, liderados por Reinhard Genzel, do Instituto Max-Planck, a velocidade desse objeto praticamente duplicou nos últimos sete anos, alcançando mais de 8 milhões de quilômetros por hora.

     Em meados de 2013, passará a uma distância de "apenas" 40 bilhões de quilômetros do "horizonte de eventos" do buraco negro. Em termos astronômicos, isso significa que o encontro está bem próximo.

     O objeto é mais frio que as estrelas que estão em volta e é essencialmente composto por hidrogênio e hélio. A nuvem brilha sob a intensa radição ultravioleta emitida por estrelas quentes, que se encontram no coração da Via Láctea.

     A densidade da nuvem é maior que a do gás quente que rodeia o buraco negro. Mas à medida que ela se aproxima do "monstro esfomeado", a pressão externa vai aumentar e irá comprimir a nuvem.

     Ao mesmo tempo, a força gravitacional do buraco negro, que tem massa quatro milhões de vezes maior que a do Sol, vai esticar a nuvem ao longo de sua órbita.

     "A imagem de um astronauta esticado como um espaguete, por estar próximo de um buraco negro, é bastante comum em ficção científica..

     Agora podemos efetivamente ver isso a acontecer com a nova nuvem descoberta, que não vai sobreviver à experiência", explica Stefan Gillesseen, um dos pesquisadores.

     Fonte: UOL

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    O fim da existência é inerente à natureza, pois tudo o que existe tem um começo e um fim. É exatamente por isso que “profetas” ao longo da História têm se aproveitado dessa lógica para datar (o último estava programado para ontem) o dia do Apocalipse. Mas a Ciência só pode dar...   (continua)


  •    A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na...   (continua)


  •    A física moderna apóia-se em dois pilares: a teoria da relatividade geral, que explica o universo em grande escala (planetas, estrelas, galáxias), e a Mecânica quântica, que descreve-o em escala microscópica (partículas, átomos, moléculas). A primeira deve-se a Albert...   (continua)


  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


  • "... Que milagre é o homem?
    Que sonho, que sombra?
    Mas existe o homem?"
    ...
    C.D. Andrade


  •    A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou: “Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era...   (continua)


  •    Em busca de nossas origens cósmicas. Sensacional! O filme leva você a uma viagem para a 5000 metros de altura Planalto Chajnantor, onde ALMA está, no ambiente único do Deserto de Atacama do Chile.   (continua)


  •    Ivan Oliveira - Folha de S.Paulo / Tendências/Debates: Ciência, tecnologia, inovação.
       A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. Não se retira uma vaca de um copo de leite. É um grave equívoco pensar que...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília