Castelo de Beaumaris - País de Gales
O castelo de Beaumaris é um dos castelos projetados por James of St. George, a pedido do rei Edward I, que desejava construir uma linha de castelos para garantir o poderio dos ingleses sobre o noroeste do País de Gales. Seria o que ficou conhecido como Círculo de Ferro a proteger os ingleses numa terra onde não eram bem vindos.
Sua construção foi iniciada em 1295 e nunca foi inteiramente terminada. Situado na ilha de Anglesey, que é cercada pelo estreito de Menai, com os castelos de Caernarfon e Conwy cada um numa ponta do mesmo estreito, Beaumaris completaria o cinturão que abateria a força dos galeses.
Seu nome deriva de “beau mareys”, que queria dizer belo pântano. Foi a última fortaleza construída por Edward I.
Em termos arquitetônicos, Beaumaris é tecnicamente o mais perfeito castelo normando na Grã-Bretanha, a obra-prima de seu construtor. Suas muralhas dentro de muralhas, simétricas, com quatro sucessivas linhas fortificadas, eram o que podia haver de mais perfeito como engenharia militar no final do século XIII.
Visto de fora, Beaumaris não impressiona, como Caernarfon ou Harlech. Parece estar placidamente sentado em sua ilha, mas as linhas de defesa e de suprimento foram magistralmente planejadas (na foto acima: o local por onde eram jogados os dejetos).
Um grande portão guarda a doca que permite que os suprimentos sejam entregues por mar; o castelo está inteiramente rodeado por um fosso sempre cheio de água. Tem inúmeras seteiras e suas entradas são protegidas por “buracos assassinos”, quer dizer, furos na muralha por onde seus defensores podiam jogar óleo fervendo em cima das forças invasoras.
Quem quer que fosse atacar Beaumaris enfrentaria 14 obstáculos diferentes, além das quatro linhas de fortificação.
Sua construção não foi terminada e justamente por isso o castelo nada sofreu durante a Guerra Civil do século XVII, o que o deixou quase que inteiramente preservado, não fosse a ação do tempo. Mas Beaumaris parece pouco ter sofrido, pois conserva sua beleza intacta.
Beaumaris, Ilha de Anglesey, País de Gales