Catedral de São Sava em Belgrado
Por Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa - Belgrado, Sérvia
A Catedral de São Sava, em Belgrado, capital da Sérvia, é a maior igreja ortodoxa que existe. Construída no planalto Vracar, no local onde se acredita que os restos mortais de São Sava foram queimados em 1595, por ordem do Paxá Sinan do Império Otomano. De onde está, domina toda Belgrado e é talvez o edifício mais monumental da cidade.
Na praça ao lado da igreja está a estátua de Đorđe Petrović (1752/1817), conhecido como Karadorde (Black George), fundador da moderna Servia, que ajudou a libertar o país do Império Otomano.
Não é uma catedral no rigoroso sentido eclesiástico da palavra, pois não é a sede de um bispado. Em sérvio é chamada hram, sinônimo para igreja. Em inglês, é chamada catedral por seu tamanho e imponência.
A planta da igreja é em forma de cruz, com uma imensa cúpula central apoiada em quatro pendentes, quatro semicúpulas, quatro cúpulas menores e mais baixas. Sob cada semicúpula, há uma galeria apoiada em uma arcada.
O domo central tem 70 metros de altura e a cruz folheada a ouro mede 12m, o que dá à Catedral de São Sava 82m de altura. A igreja mede 91m de largura e 81m de cumprimento. As demais cúpulas têm 18 cruzes de variados tamanhos e a torre do sino, 49 sinos. Seu tamanho permite que receba 10 mil fiéis em uma cerimônia. O coro comporta 800 cantores. No porão estão o tesouro de São Sava e o relicário com o túmulo de São Lázaro, o mártir, numa superfície de 1800 m².
A saga da construção dessa igreja é impressionante. Em 1895, 300 anos após o sacrifício de São Sava, foi fundada uma Sociedade Para a Construção da Catedral de São Sava em Vracar. Ergueram no local uma pequena igreja e instituíram um concurso público para escolher o projeto.
Pois bem, após atravessar duas guerras balcânicas, duas guerras mundiais, revoluções, ocupação pelos nazistas, ocupação pelos comunistas, guerras civis, a sociedade deixou de existir, mas a população de Belgrado não desistiu.
E em 1984, após muita luta, a construção recomeçou. A maior dificuldade, até agora, foi erguer o domo de 4.000 toneladas. Mas nada mais parece deter os sérvios. Em 2009, a igreja já estava quase toda pronta, com sua bela fachada em mármore e granito. Mas o interior ainda está por terminar. Será todo recoberto por mosaicos e terá, no altar principal, a imagem de Jesus Cristo. Para termos uma idéia da escala monumental desse altar, basta dizer que os olhos de Cristo terão, cada um, três metros de largura.