Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Comportamento governado por regras - BF Skinner

Enviado por Gilberto Godoy
comportamento-governado-por-regras---bf-skinner

   “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências. Assim, se um amigo me aconselha a seguir por um caminho numa viagem, ao invés de outro, eu concordo por causa do que aconteceu no passado, quando atendi aos conselhos dele ou de outros como ele. Além disso, eu prefiro uma viagem mais curta, mais tranqüila ou mais agradável – as conseqüências especificadas no conselho. Obedeço às leis do governo não porque as tenha desobedecido e, então, sido punido, mas porque fui ensinado a obedecê-las. Além disso, eu evito as punições contingentes especificadas nas leis. Uma pessoa se comporta logicamente ao seguir regras que descrevem contingências; outras vezes, ela pode se comportar da mesma maneira após ter sido exposta às contingências. A tarefa dos lógicos consiste em derivar novos papéis a partir dos velhos e chegar a descrições de contingências às quais ninguém jamais tenha sido, necessariamente, exposto alguma vez.”

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A distinção entre reforçadores naturais e arbitrários é problemática em Análise do Comportamento e não há conformidade nos uso desses conceitos dentre os analistas do comportamento. Goldiamond, Ferster, Kohlenberg, Tsai entre outros defendem o uso de reforçadores naturais em detrimento dos arbitrários no contexto aplicado pelos...   (continua)


  •    Palestra proferida pelo professor Gilberto Godoy, CRP 01/6115, por ocasião da Jornada COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES: Tristeza, medo e raiva, promovida pela Clínica Brasília de Psicologia em dezembro de 2020.   (continua)


  •      Terapia Comportamental: quando, como e para quê?
      A vida é dinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas...   (continua)


  •    Bons questionamentos de Seiiti Arata Jr.  Ele fundou a Arata Academy em 2007, prestando serviços de treinamento online para jovens empresários e profissionais que procuram alcançar resultados de excelência. Atualmente...   (continua)


  •    Confira no nosso Canal do YOUTUBE -->  AQUI

       A solidão é uma condição humana com potencial tanto para crescimento quanto para aflição. É um sentimento inevitável em alguns momentos da vida, mesmo estando em companhia de outros, portanto mais importante que evitar a dor de se estar só podemos aprender a estar só e extrair o melhor desses momentos.   (continua)


  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


  •    Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para...   (continua)


  •    Nesse vídeo podemos observar como um paradigma é formado e como os seres seguem ele, seja animal ou seja o homem. Há aprendizagens que não entendemos de onde vem e replicamos comportamentos o resto da vida. A humanidade na sua maioria faz a mesma coisa, seguem...   (continua)


  •    Carol Dweck, psicóloga de Stanford, dedicou anos a demonstrar que um dos elementos fundamentais da educação satisfatória é a capacidade de aprender com os erros. No entanto, costumamos a ensinar bem o contrário. Se uma criança cometer erros, é porque...   (continua)


  •    Ser efetivo na vida representa a noção de fazer de forma a conseguir o que se deseja. Antes de tudo é preciso saber se você precisa realmente do que você imagina precisar, e se o resultado da conquista será gratificante. Neste vídeo o professor Gilberto Godoy fala sobre este tema e sobre a frase 'os cães ladram e a carruagem passa'. Confira:

    https://www.youtube.com/watch?v=fMfcnvoU8_g


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília