Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Djokovic e suas estratégias psicológicas

Enviado por Gilberto Godoy
djokovic-e-suas-estrategias-psicologicas

   Quando ganhou um game no terceiro set contra Roger Federer na  final do US Open em 2017, Novak Djokovic comemorou com o dedo na cabeça, apontando para sua principal aliada: a "força mental". Essa força, segundo ele, começou a crescer ainda na infância. Entre bombas e correria na antiga Iugoslávia, Djokovic lidou desde cedo com uma pressão incomum. Hoje, colhe os frutos da fase em que conviveu com a guerra.

   Djokovic ainda era garoto durante os conflitos que dominaram a região de Belgrado no início dos anos 1990. Correr para abrigos antibombas e ouvir explosões era comum. Em uma de suas festas de aniversário, o barulho das explosões se misturou ao  "parabéns".

   "Cresci em circunstâncias que não eram muito comuns. Elas me moldaram e moldaram meu caráter. Essas lembranças me dão aquela força extra que uso em situações difíceis", contou ele ao The New York Times. "Essa situação ajudou a aumentar minha força mental. Sou mais forte agora".

   Quando bombas não estavam explodindo, Djokovic jogava tênis em qualquer canto da casa e treinava em espaços improvisados como piscinas vazias. Ele só deixou sua terra aos 12 anos, quando foi se dedicar ao tênis na Alemanha. Mas raízes são raízes.

   "Vivo muitas emoções na quadra, como todos os outros. Só acho que, com o tempo, aprendi como usar minha experiência para lidar com tanta pressão em momentos complicados", resume o sérvio.

   Carismático, Djokovic costuma ter o apoio da torcida nas partidas, mas isso muda em alguns torneios. Contra Federer no último Aberto dos EUA, por exemplo, a maioria estava ao lado do rival. "Quando eles gritavam 'Roger' eu imaginava que eles estavam gritando 'Novak'". A estratégia deu certo, e hoje Djoko vive uma das melhores temporadas de sua carreira.

     Fonte: UOl/esportes

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Para quem gosta de corridas automobilísticas. Uma última volta pra ficar na história do automobilismo. Foi na prova de 2013 da Indy Lights em Indianápolis. Dempsey venceu com margem de 0,0026 segundos. Sim, dois MILÉSIMOS de segundo, com 4 carros lado a lado... (continua)


  •    A promessa se chama Kwe'shaun Parker, e não é por acaso que ele vem sendo comparado a Michael Jordan. Ele tem 1,88 metros, relativamente baixo para o esporte, praticamente voa no campeonato colegial de basquete e deve logo estrear no universitário. Ainda que uma bandeja renda...   (continua)


  •    Carlos Alcaraz Garfia, nasceu em 5 de maio de 2003. É um tenista profissional espanhol. Ele é atualmente classificado como o jogador de simples número 1 do mundo pela Association of Tennis Professionals (ATP). Alcaraz ganhou seis títulos de simples do ATP Tour, incluindo o US Open de 2022 e dois títulos de Masters 1000. Com a vitória no US Open, Alcaraz se tornou o número 1 ... (continua)


  •    A capacidade de realização que o norte-americano tem é algo que outros países só conseguem imitar. Não sei se os inglêses atingem o mesmo nível, mas neste país, há clubes e encontros para tudo. Qualquer interesse, hobby ou paixão ganha um grupo, uma associação...   (continua)


  •    Ela é Michelle Janneke, na época com 19 anos, integrante da equipe de atletismo australiana e vem iluminando a internet nos últimos dias. Arrasou no IAAF Campeonato Mundial de Juniores, ocorrido ano em 2014 em Barcelona, antes, durante e depois da prova de 100 metros com obstáculos.   (continua)


  •    Uma verdadeira Bíblia sobre a história da seleção brasileira. Assim pode ser definida a obra do pesquisador e historiador Airton Fontenele, o oitavo livro do escritor cearense sobre o tema Copa do Mundo.   (continua)


  •    As imagens de um voo de wingsuit estabilizado por pelo plugin ReelSteady feito pelo corajoso Graham Dickinson são para além do impressionante.   (continua)

       Dica: assista em tela cheia HD.


  •    Nem sempre o que parece é! Este comercial patrocinado por uma loja de departamentos mexicana e estrelado pelo bam-bam-bam do futebol Freestyle, Sean Garnier, que disfarçado como um senhor idoso, ensina uma lição a alguns jovens.


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília