Desde que foi possível à humanidade saber mais sobre a existência de outros planetas e galáxias, sempre quisemos responder a esta questão. Sabemos que há muitos planetas no Universo, mas poucos com propriedades similares às que temos na Terra. Tal é o caso da última descoberta do telescópio espacial Kepler, que topou com um corpo que é muito parecido a nosso planeta, só 10% maior e que também se encontra na "zona habitável" ao redor de sua estrela.
Batizado pela NASA como Kepler-186f, o planeta está a 500 anos luz de distância e faz uma órbita completa na sua estrela em 130 dias em vez dos 365 dias que a Terra demora. Ademais, o Kepler-186f gira ao redor de uma anã vermelha e recebe um terço a menos de luz que nosso planeta, tornando o teoricamente capaz de manter água em estado líquido e portanto, vida.
Para confirmar isso, falta explorar a composição da atmosfera que tem o corpo, o que ademais dará indícios de qual é sua temperatura e se esta se encontra dentro das mesmas faixas que a Terra, tarefa que ficará a cargo do telescópio James Webb Space Telescope que será lançado no espaço em 2018.
Fonte: Engadget.