Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Existe vida fora da terra?

Enviado por Gilberto Godoy
existe-vida-fora-da-terra-

   Desde que foi possível à humanidade saber mais sobre a existência de outros planetas e galáxias, sempre quisemos responder a esta questão. Sabemos que há muitos planetas no Universo, mas poucos com propriedades similares às que temos na Terra. Tal é o caso da última descoberta do telescópio espacial Kepler, que topou com um corpo que é muito parecido a nosso planeta, só 10% maior e que também se encontra na "zona habitável" ao redor de sua estrela.

   Batizado pela NASA como Kepler-186f, o planeta está a 500 anos luz de distância e faz uma órbita completa na sua estrela em 130 dias em vez dos 365 dias que a Terra demora. Ademais, o Kepler-186f gira ao redor de uma anã vermelha e recebe um terço a menos de luz que nosso planeta, tornando o teoricamente capaz de manter água em estado líquido e portanto, vida.

   Para confirmar isso, falta explorar a composição da atmosfera que tem o corpo, o que ademais dará indícios de qual é sua temperatura e se esta se encontra dentro das mesmas faixas que a Terra, tarefa que ficará a cargo do telescópio James Webb Space Telescope que será lançado no espaço em 2018.

     Fonte: Engadget
 

Comentários

  • por: vinicius hipolito em domingo, 4 de maio de 2014
    O maior problema que vejo nas pessoas entenderem a grande possibilidade de vida extraterrestre, é que a grande maioria pensa em vida igual a nossa (não somente nossa como dos seres humanos, mas nossa da Terra). Mas na verdade a vida pode ser extremamente diferente e talvez nem precise de água líquida ou atmosfera. Outra questão é definição de vida... O que é vida? Seres que se replicam? Seres pensantes? Seres autônomos? Seres Inteligentes? Bem, a discussão vai bem mais longe do que somente achar um planeta parecido com a Terra. Mas já que estamos falando de planetas parecidos com a Terra, apesar de não conseguirmos analisar (ainda) todo nosso universo, é fato que se analisarmos a partir da estatística, a probabilidade de ter vários planetas bem parecidos com a Terra é muito grande. Isto porque quando pensamos que existem BILHÕES de galáxias no nosso universo e em cada galáxia existem BILHÕES de estrelas teremos um número de estrelas na casa do sextilhão (10 elevado a 21 ou 1.000.000.000.000.000.000.000 estrelas. Sabendo-se ainda que ao redor de cada estrela temos diversos planetas, então o número é incrivelmente alto. Alguns cientistas chegaram ao número de 70 bilhões de planetas similares a terra em todo o universo. Voltando então à estatística, a probabilidade de algum tipo de vida no universo é muito acima dos 99%. Alguns cientistas inclusive afirmam que matematicamente, a chance é de 100% de haver algum tipo de vida extraterrestre. Abraços.

Também recomendo

  •    "Olá, meu nome é Stephen Hawking. Sou físico, cosmologista e às vezes sou um sonhador. Ainda que não consiga me mover e tenha que falar mediante um computador, dentro de minha mente sou livre..." Com esta frase começa o fantástico documentário onde Stephen Hawking nos revela...   (continua)


  •    O fim da existência é inerente à natureza, pois tudo o que existe tem um começo e um fim. É exatamente por isso que “profetas” ao longo da História têm se aproveitado dessa lógica para datar (o último estava programado para ontem) o dia do Apocalipse. Mas a Ciência só pode dar...   (continua)


  •    A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na...   (continua)


  •    A física moderna apóia-se em dois pilares: a teoria da relatividade geral, que explica o universo em grande escala (planetas, estrelas, galáxias), e a Mecânica quântica, que descreve-o em escala microscópica (partículas, átomos, moléculas). A primeira deve-se a Albert...   (continua)


  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


  • "... Que milagre é o homem?
    Que sonho, que sombra?
    Mas existe o homem?"
    ...
    C.D. Andrade


  •    A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou: “Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era...   (continua)


  •    Em busca de nossas origens cósmicas. Sensacional! O filme leva você a uma viagem para a 5000 metros de altura Planalto Chajnantor, onde ALMA está, no ambiente único do Deserto de Atacama do Chile.   (continua)


  •    Ivan Oliveira - Folha de S.Paulo / Tendências/Debates: Ciência, tecnologia, inovação.
       A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. Não se retira uma vaca de um copo de leite. É um grave equívoco pensar que...   (continua)


  •    Uma série de experimentos em temperaturas ultra frias demonstraram um fenômeno conhecido como "perda de nêutrons", no qual por alguma razão estas partículas subatômicas desaparecem por curtos períodos. Ainda que considerem diversas possíveis explicações...   (continua)


  •      Stephen Hawking fala sobre questões do universo. Mistérios...


  •      Até agora as ecografias nos proporcionavam uma informação limitada sobre o sexo do feto, pois nas primeiras semanas de gravidez os órgãos sexuais do feto ainda não estão desenvolvidos. Isto pode mudar graças a um teste desenvolvido por uma equipe de cientistas da empresa espanhola MyGEN.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília