Música clássica no carnaval de Salvador
A diversidade musical sempre marcou o Carnaval de Salvador. Neste ano, não podia ser diferente. Logo na abertura do Circuito Dodô (Barra/Ondina), um palco no Farol da Barra com atrações que balançaram o público. Dentre elas o grupo britânico Stomp, Quabales, Baby do Brasil, a banda mirim do Olodum e, acreditem, tudo isso comandado pela música clássica da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). As apresentações transformaram a Barra, bairro que está ganhando cara nova com as obras de requalificação, num Baile de Máscaras às antigas, ao som das populares marchinhas.
O maestro e curador artístico da Osba, Carlos Prazeres, conta que, assim como outras orquestras, sempre optou pelo desligamento total nesse período de Carnaval. No entanto, na folia de 2014, a Osba decidiu se reinventar: “Resolvemos mudar essa estratégia e mostrar nosso trabalho, nem que seja por um simples cartão de visita, que é o Baile Conserto”, afirma Prazeres. Ele ressalta que, para fazer jus à responsabilidade que a Prefeitura colocou no grupo de abrir o circuito Barra-Ondina, foram apresentadas no baile marchinhas de Carnaval revistadas através de um arranjo sinfônico. Aquelas marchinhas que todos conhecem, como ‘Balancê’, e canções conhecidas como ‘Chame Gente’”, surpreenderam aqueles que pensavam em ficar parados ao som da sinfônica.
O mastro responsável defendeu a mistura entre o erudito, com composições de Beethoven, Mahler, Bach e Villa Lobos, e o popular para tornar a orquestra mais conhecida e próxima do grande público. O Carnaval é uma boa oportunidade de mostrar isso. “Isso enriquece o nosso trabalho”, frisa. É essa mistura que todos os músicos esperam ansiosamente enquanto ensaiam marchinhas de Noel Rosa, Alberto Ribeiro, Braguinha e até sucessos de carnavais antigos, interpretados por Caetano Veloso e Moraes Moreira.
Bandinhas - Para fechar quarta-feira de Carnaval, está garantida ainda a tradicional Lavagem do Habeas Copus, realizada desde 1981. Em seguida, a partir das 1930h, a Banda do Habeas começa seu desfile pelo circuito Sérgio Bezerra, na Barra. Nesse circuito, passarão ainda as bandas e fanfarras do Álvará de Soltura, Alerta Geral, Concentra + Não Sai, Jegue Enfeitado, Xupisco, entre outras. São previstas mais de 30 atrações. É a festa ideal para quem prefere curtir ao som de clássicos dos eternos carnavais.