Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O direito à tristeza - Geraldinho Vieira

Enviado por Gilberto Godoy
o-direito-a-tristeza---geraldinho-vieira

      Geraldinho Vieira 

     Estudo realizado em 30 países pelo European College of Neuropsychopharmacology revela que 38% da população européia sofrem de algum tipo de desordem mental como depressão, ansiedade, insônia e fazem abuso de substâncias (drogas lícitas e ilícitas, remédios...).

     A OMS prevê que em 2020 a depressão será o segundo maior problema de saúde no Ocidente. Os números em países como Estados Unidos e Brasil já devem estar comprovando esta tendência.

     Para uma indústria farmacêutica pode ser (é) um grande negócio. Para a humanidade é mais um sintoma de que “vida sustentável” não é sinônimo apenas de preservação ambiental.

     - Como, em que estado, as pessoas chegam no seu trabalho?

     Fiz esta pergunta a uma de minhas filhas. Ela trabalha num CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, local de atendimento público (SUS) que tenta ser uma esperança para a alma daqueles que de alguma maneira já não suportam as várias vozes dentro da cabeça, o confinamento no labirinto dos pensamentos conflitantes e o isolamento social onde quase sempre tudo isso começa e onde certamente isso tudo acaba.

     - O que buscam?

     “Buscam apoio, saída... e a maioria busca algum remédio. Sabem todos os nomes dos medicamentos. Já não sabem lidar com o diálogo incessante da mente. Já não sabem ficar com os sentimentos e deles aprender. Lutam contra seus sentimentos” – me respondeu sem obviamente querer traçar um diagnóstico da complexa questão que é a saúde mental e seu atendimento.

     - Se enchem de remédio?

     “Não no que depende da orientação do CAPS. Mas, sim muita gente está viciada em remédio. É essencial que exista medicação, mas as pessoas estão cheias de remédio e vazias de vida. A pessoa fica triste e acha que não pode, ou não deve ficar triste... então, remédio!”.

     - Remédio pra espantar a tristeza!?

     “Há um ambiente de ´proibição à tristeza`. As pessoas deveriam aprender a ficar tristes e da tristeza saber tirar a lição que precisam. Deveriam também aprender com a alegria... Mas, se de maneira geral não aprendemos a observar nossos pensamentos e sentimentos, no caso da tristeza as pessoas se culpam e são estimuladas a escapar dela: é a amiga que diz ´para com isso, vamos ao cinema´; o amigo que prega ´deixa disso, vamos sair, você tem é que se divertir´. Ou então... remédio!”

     Suprimida, anestesiada, a tristeza vai estar sempre presente, à espreita, pano de fundo onde a vida vai se tornando um fardo.

     Nada de receitas fáceis, mas aqueles que praticam a meditação aprendem a arte de olhar para dentro de si mesmos e assim conhecem os caminhos para estar em paz com todos os ciclos emocionais e a olhar com desidentificação o fluxo de pensamentos. Talvez um pouco mais de meditação e um bocado menos de medicação...
 

     Nota do Blog: toda depressão é um processo que pode ser melhor compreendido com um aboa análise  funcional da depressão, por um bom psicólogo, analista do comportamento.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Você já se perguntou por que sua dieta não funciona? Um estudo realizado por pesquisadores israelenses indica que a maioria dos estudos nutricionais estão errados e que os alimentos têm um efeito muito diferente em cada pessoa. O trabalho, publicado na última semana na revista Cell, baseia-se no...   (continua)


  • ​  Aos 68 anos, Herbert Fontenele recebeu o diagnóstico de câncer de próstata metastático. O tumor invadira a bexiga, a uretra e os ossos. Era 2009. Pelas estimativas médicas, Fontenele teria apenas um ano de vida. Mas ele não desistiu. Foram doze sessões de quimioterapia e outras 32 de radioterapia. E os efeitos...   (continua)


  •    Já pensou se o seu sintoma tivesse a chance de te enviar uma carta? Garanto que seria alguma coisa assim: ‘Olá, tenho muitos nomes: dor de estômago, tensão muscular, abscesso, asma, mucosidade, gripe, dor nas costas, ciática, enxaqueca, tosse, dor de...   (continua)


  •    O relatório da Associação Americana do Coração publicado nesta semana indica que o consumo de café pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver uma insuficiência cardíaca ou de ter um acidente cerebrovascular. Este efeito foi demonstrado por um estudo...   (continua)


  •    Por que os médicos não utilizam, no seu próprio final da vida, os procedimentos dolorosos que receitam a seus pacientes? Escritores octogenários que entrevistei coincidiram em dizer que o duro na vida não é envelhecer, mas enterrar os amigos, aguentar a saudade deles que fica. Você começa a...   (continua)


  •    O psicólogo e doutor em biologia Paul Rozin, professor na Universidade da Pensilvânia (EUA), dedicou 25 anos de sua carreira a estudar por que escolhemos determinados alimentos e por que comemos de certa maneira. Rozin é um pioneiro em nutrição comportamental, especialidade que cresce cada dia mais...   (continua)


  •    O negócio dos suplementos alimentícios equivale a ganhos superiores a 5 bilhões de dólares ao ano, mas sua regulamentação passa acima das leis que regem à indústria farmacêutica. Uma nova pesquisa publicada no New York Times, no entanto, revelou que as substâncias vendidas com...   (continua)


  •    O movimento popular internacionalmente conhecido como 'Outubro Rosa' é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília