Petros Chrisostomou: a fotografia da ilusão
O fotógrafo grego Petros Chrisostomou desafia o espectador a questionar-se sobre a realidade do que vê. É que ao observarmos as suas imagens, pensamos que estas retratam objectos enormes em cenários de tamanho natural. Só que, na verdade, isto é apenas uma ilusão criada pelo artista com o propósito de “baralhar” os nossos sentidos.
Um ovo gigante? Um sapato capaz de alcançar o tecto? Sim, à primeira vista é isto que as imagens de Petros Chrisostomou mostram. O fotógrafo grego, nascido em 1981, transporta para este projecto um cenário surrealista que podia ter saído de “Alice no País das Maravilhas”. É que os objectos retratados parecem assumir dimensões próprias num mundo rodeado de construções fantasiosas.
Só que, na verdade, o seu objectivo é mesmo esse: “baralhar” os sentidos dos espectadores, levando-os a crer que aquilo que vêem é real. Petros utiliza objectos comuns do dia-a-dia, como um sapato, uma caneta ou um ovo, e joga com o seu tamanho. Para conseguir o efeito pretendido, fotografa-os em miniaturas de cenários e junta-lhes a iluminação e o ângulo correcto, iludindo assim qualquer um.
Nas suas imagens, os objectos passam de um tamanho normal a gigantes, tal como Alice - mas sem beber nenhuma porção mágica para os fazer crescer. Tornam-se desproporcionalmente grandes para os espaços que ocupam. Petros atribui a sua criatividade, em adulto, a uma infância “(…)antes do mundo dos jogos de computador. Nesse tempo, tínhamos de inventar os nossos próprios mundos imaginários, pondo um cobertor num par de cadeiras, coisas assim tão simples”.
Atualmente, Petros vive em Nova Iorque. Em 2009 ganhou o Royal Academy/ Land Securities Awards, que lhe deu acesso a um espaço seu no 48 Oxford Street por um ano e uma exposição individual. Os seus projectos já passaram também por outros locais importantes como as “Galerie Xippas”, em Paris e Atenas, ou a “Ceri Hand Gallery”, em Liverpool.
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2011/11/petros_chrisostomou_a_fotografia_da_ilusao.html