Suicídio: dados e análises por Gilberto Godoy
O professor e psicólogo Gilberto Godoy levanta reflexões sobre uma questão existencial de extrema importância: porque algumas pessoas desejam o seu próprio fim? O que leva uma pessoa a buscar a sua própria morte? São trazidos alguns dados epidemiológicos estratégicos para se compreender o fenômeno. Intervir nos casos suicídio pode evitar uma grande parte deles, falar sobre o assunto ainda é uma das melhores formas de prevenção e atuação.
Para atuar de forma efetiva é necessário ter conhecimento sobre fatores de risco e proteção, é necessário também conhecer alguns princípios do comportamento, pois vários aspectos do contexto em que a pessoa está inserida podem potencializar ou minimizar ações direcionadas ao autoextermínio.
Como cada pessoa lida com frustrações, perdas e danos tem impacto direto na decisão de dar cabo à própria vida. O valor que é atribuído à felicidade plena, constante e interminável cria um contexto utópico e inalcançável, levando o indivíduo a não se sentir parte ou capaz de ser tão feliz quanto o meio lhe exige, esse e outros aspectos culturais são analisados pelo professor Gilberto Godoy, que fornece algumas dicas úteis sobre como identificar sinais e atenuar situações de risco.
Conheça nosso Canal no Youtube:
http://youtube.com/user/gilbertohgodoy?sub_confirmation=1