Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Terapia de Casal

Enviado por Gilberto Godoy
terapia-de-casal

   A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.

   A comunicação numa relação humana é o aspecto mais importante a se considerar numa terapia de casal pois muitos dos problemas e brigas decorrem da falta de habilidade para transmitir de maneira adequada o que sente e pensa.

  A partir do conhecimento das atitudes, das preferências, dos sonhos e das necessidades individuais e do casal, são traçados objetivos terapêuticos aos parceiros, que deverão compreender suas limitações e sentimentos a fim de melhorarem a compreensão do contexto que vivem, entendendo as contingências que estão submetidos para fazerem escolhas e pagarem o preço de suas opções, o que pode produzir um relacionamento mais satisfatório e consciente.

   As relações humanas, sobretudo as amorosas e de casais estão bastante modificadas hoje pela forma como a sociedade da informação e da tecnologia estão nos influenciando. Contudo, as necessidades básicas de amar e ser amado continuam pilares da nossa existência.

   Por mais que os trâmites para colocar um ponto final nos enlaces matrimoniais estejam menos burocráticos, ninguém se casa ou mora debaixo do mesmo teto com a ideia de que pode não dar certo. Quem realmente está em busca de um amor tranquilo, e crê que o encontrou, não desiste fácil diante da primeira dificuldade.

   Quando as brigas tomam o lugar do diálogo na hora de resolver pendências, há casais que procuram uma terceira pessoa para interferir positivamente na relação. A forma mais adequada de encontrar soluções e ajustes para uma relação é a terapia de casal.

   A terapia de casal se faz necessária quando o diálogo cessa ou se torna-se inviável. Entre os gatilhos que motivam os casais a procurar uma terapia estão traição, distanciamento ou agressividade aparentemente sem motivo por uma ou ambas as partes e fortes motivações para atividades que excluem o parceiro(a).

   A terapia não costuma seguir um método fechado. Tudo vai depender do especialista. É possível que, inicialmente, a parte que teve a iniciativa seja atendida primeiro ou que, eventualmente, uma das partes compareça sozinho. Há ainda casos em que o casal vai junto às sessões, sendo algumas vezes intercalado o atendimento com sessões individuais e do casal.

   Outro ponto importante ressaltado pela especialista sobre a terapia é que o profissional contratado só vai ter sucesso na modificação da relação se o objetivo do casal for realmente esse. Ocorre que algumas vezes é que alguns casais buscam o processo de terapia quando os sentimentos negativos, de mágoas ou ressentimentos já comprometem a relação. Outras vezes alguns precisam da terapia de casal como forma de justificar para si mesmo ou para outros que tentaram tudo e não teve solução, como uma espécie de álibi para conseguir o que realmente deseja.

   Há ainda casos nos quais uma parte do casal só comparece à terapia para obter ajuda do terapeuta para mostrar a outra pessoa que não há sentimentos suficientes para continuarem juntos. Em outros há um relacionamento em paralelo que só não foi exposto por falta de coragem de uma parte deste casal. Assim, pode se beneficiar da terapia de casal para ter coragem de anunciar que já está em um novo relacionamento ao qual pretende se dedicar integralmente.

   Para os casais que já identificaram problemas na relação, para os que desejam evitar crises ou mesmo para os que desejam se separar com mais qualidade, importante salientar que a comunicação e empatia são os pontos principais para uma boa relação. É preciso saber entender que tipo de sentimento um nutre pelo outro e como se comportar para melhorar a qualidade da relação humana antes mesmo da relação amorosa.

   Em Brasília, teremos prazer em ajudar a melhorar a relação amorosa a partir de uma terapia de casal efetiva, dispondo de terapeutas comportamentais especializados e reconhecidos na área. Agende sua consulta com um dos Profissionais da Clínica Brasília de Psicologia.
   WhatsApp: (61) 99885.5556


   Acesse também a nossa página AQUI  ou no link a seguir e saiba mais:
   http://www.cbrasilia.com.br/blog/ler/terapia-de-casal

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


  •    Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para...   (continua)


  •    Nesse vídeo podemos observar como um paradigma é formado e como os seres seguem ele, seja animal ou seja o homem. Há aprendizagens que não entendemos de onde vem e replicamos comportamentos o resto da vida. A humanidade na sua maioria faz a mesma coisa, seguem...   (continua)


  •    Carol Dweck, psicóloga de Stanford, dedicou anos a demonstrar que um dos elementos fundamentais da educação satisfatória é a capacidade de aprender com os erros. No entanto, costumamos a ensinar bem o contrário. Se uma criança cometer erros, é porque...   (continua)


  •    Ser efetivo na vida representa a noção de fazer de forma a conseguir o que se deseja. Antes de tudo é preciso saber se você precisa realmente do que você imagina precisar, e se o resultado da conquista será gratificante. Neste vídeo o professor Gilberto Godoy fala sobre este tema e sobre a frase 'os cães ladram e a carruagem passa'. Confira:

    https://www.youtube.com/watch?v=fMfcnvoU8_g


  •    O professor e psicólogo Gilberto Godoy levanta reflexões sobre uma questão existencial de extrema importância: porque algumas pessoas desejam o seu próprio fim? O que leva uma pessoa a buscar a sua própria morte? São trazidos alguns dados epidemiológicos estratégicos para se compreender o fenômeno.   (continua...)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília