Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

10 perguntas para fortalecer o autoconhecimento

Enviado por Gilberto Godoy
10-perguntas-para-fortalecer-o-autoconhecimento

   Quando se trata de carreira, deixar de investir em autoconhecimento é arriscar 20% das chances de sucesso. Quem diz isso é Jorge Matos, fundador e presidente da Etalent, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoa e educação do comportamento.

   “Quando uma pessoa conhece suas características ecomportamentos, ela consegue buscar uma atividade alinhada ao objeto de que gosta”, diz Matos que lançou a MyEtalent, plataforma virtual que ajuda a abrirem duas das “portas” para do êxito profissional: autoconhecimento e autodesenvolvimento, a MyEtalent.

   Mas como começar a se conhecer melhor? Exame.com conversou com o especialista para saber quais as perguntas a responder para quem quer desvendar motivações internas e comportamentos.

1. Como o mundo funciona e como viver melhor nele?

A ideia é investigar as principais transformações pelas quais o mundo tem atravessado e qual o impacto que isso tem na sua vida, sobretudo, profissional. O intuito é perceber como você responde às mudanças globais, diz Matos.

2. O que eu tenho de melhor?

Nem todo mundo tem facilidade para responder a esta pergunta que diz respeito ao talento. Pedir ajuda de pessoas próximas pode trazer luz à questão.

3. O que me faz feliz?

Existe uma atividade em que você estaria disposto a pagar para executar? Essa é a dica de Jorge Matos na hora de desvendar que tipo de trabalho o deixaria mais satisfeito.

4. Estou maximizando meus talentos e trabalhando meus pontos fracos?

A atividade que você executa hoje em dia vai ao encontro do seu talento, fortalecendo-o? Em relação aos pontos fracos, você sabe quais são e tem trabalhado para desenvolvê-los?

5. Qual a minha essência e onde me sinto melhor?

Esta pergunta diz respeito aos seus valores pessoais, missão, propósitos de vida e também ao tipo de ambiente em que você encaixa.

6. Estou no caminho certo?

Investigar o momento presente é essencial, segundo Matos. A trilha percorrida até agora “combina” com as respostas que você tem até agora? “A pessoa deve se perguntar se está exercendo uma atividade que a nutre ou que suga suas energias”, diz Matos.

7. Tenho clareza das lacunas em relação ao meu trabalho?

Qual o aprendizado que lhe falta? A resposta a esta pergunta é fundamental na hora de traçar suas metas de carreira.

8. Aonde quero chegar?

Pensar em objetivos de carreira é formular metas. O planejamento deve compreender três dimensões do tempo: curto, médio e longo prazo.

9. Possuo um plano de desenvolvimento estruturado?

O que você planeja para si, em termos de desenvolvimento profissional? Este plano pode ser o “passaporte” para chegar ao lugar estabelecido a partir da resposta à 8ª pergunta.

Jorge Matos destaca os três eixos que resultam no desempenho profissional: conhecimento, habilidade e comportamento. Por isso, leve em conta estas três esferas ao planejar seu desenvolvimento.

10. Qual a minha visão de futuro?

Ao pensar no seu futuro profissional, você se enxerga como um otimista ou pessimista? O seu comportamento é de quem se coloca como vítima ou protagonista da sua vida profissional? “Podemos afirmar que esta aí a grande variável do sucesso: o comportamento”, diz Matos.


     Nota: uma boa análise funcional do próprio comportamento é a base de uma vida de qualidade!!

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      "Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."


  •    "Esquece, calmo e forte. O destino que impera um recíproco amor às almas todas deu. Em vez de desejar o olhar que te exaspera, procura esse outro olhar que te espreita e te espera, que há, por certo, um olhar que espera pelo teu..."  Menotti Del Picchia


  • “O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    ​O que ela quer da gente é coragem.”
    João Guimarães Rosa


  • "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. 
    Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. 
    Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos...
    (continua)


  •          “Só somos verdadeiramente destruídos por aquilo que não controlamos quando alimentamos em nós a ilusão de que tudo controlamos.”  João Pereira Coutinho, Folha Ilustrada.


  • "É ao pé do fogo que tais palavras deves dizer, no inverno, deitado em cama macia, saciado, bebendo doce vinho, lambiscando grão-de-bico: quem és, afinal, entre os homens? Quantos anos tens, meu caro? Que idade tinhas quando o medo chegou?” Ateneu
    (continua)


  •      "De repente, tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. A opinião dos outros, são realmente dos outros, e mesmo que seja sobre nós, não tem tanta importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de quase nada. E isso já não faz a menor falta.   (continua)


  •    Peter Drucker, em 1969, escreveu o livro “Uma era de descontinuidade”. Nele, registra a seguinte reflexão: “O ‘empregado com conhecimento’ e que se tenha realizado aos 45 ou 50 anos de idade está em seu auge físico e mental. Se está fatigado e entediado é porque atingiu o limite de contribuição e progresso em sua carreira inicial (ou no que vem fazendo) – e porque sabe disso. É provável que...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília