"Quem falou que a vida é fácil?", já dizia o Capitão Nascimento. Talvez por isso seja tão fácil decorar nossa vida cotidiana com manchetes de más notícias, energicamente propagadas por meios que querem chamar sua atenção através da morbidez e que, de maneira irresponsável, lucram com o medo. O apocalipse vende, é um fato. Basta lembrarmos que de tempos em tempos aparece um iluminado prevendo o fim do mundo e conquistando um bando de seguidores.
Se a este aspecto da vida somamos que boa parte dos modelos que nos regem têm sérias deficiências, e nos referimos a fenômenos como o sistema econômico e sua falta de justiça, a dessacralização da realidade, a deterioração do meio ambiente ocasionado por nossos péssimos procedimentos, então o panorama pode parecer, ao menos em verdadeiro sentido, bastante desmoralizador.
Sem ânimo de alimentar a desesperança ou o pessimismo, de vez em quando parece apropriada reportar certos eventos ou dados que resultam francamente tristes, não apenas com o objetivo de, como assinalava Rilke, aproveitar a tristeza como motor evolutivo, mas também por que algumas destas "circunstâncias" poderiam ter sido evitadas e portanto são como lembretes pungentes de que teríamos que estar fazendo melhor as coisas (a nível individual, social, empresarial, etc.), se é que não quisermos seguir materializando consequências como estas.
Aqui vão 10 dados que lamentavelmente são incômodas verdades:
1. Sabia que há um par de anos cientistas aniquilaram o animal vivo mais antigo.
Foi em 2013 quando uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bangor, na China, estudavam uma amêijoa da Islândia, chamada Ming, que era oficialmente o animal vivo mais longevo do planeta. Paradoxalmente os 507 anos de vida que Ming presumia terminaram enquanto os cientistas faziam testes para determinar sua idade.
2. Um dos corpos mais formosos do universo poderia ter já deixado de existir (ou nunca existiu para nós).
Um segmento da Nebulosa do águia, aquele conhecido como "Pilares da criação", poderia ter deixado de existir depois de ser impactado pela onda gerada após a explosão de uma supernova há seis mil anos. Conquanto, por sorte, para nós seguirá visível até o ano 3015, não deixa de ser um franco gerador de nostalgia o fato de que, em um plano fático, este sublime corpo já não exista.
3. As vacas da Europa possuem maior riqueza que muitos milhões de pessoas no mundo.
Atualmente, cada vaca que encontrada na União Européia é subsidiada com um montante aproximado de 6 reais ao dia. Cerca de 1,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo não dispõem desta quantia para subsistir diariamente.
4. O majestoso rinoceronte branco está pré-oficialmente extinto.
A caça voraz deste precioso animal, em contraste com políticas insuficientes para protegê-lo, derivou em que hoje só reste um exemplar desta espécie, macho e de idade avançada, suficiente para que a linhagem esteja irremediavelmente condenada a desaparecer.
5. A obesidade já é uma maior ameaça para a saúde publica do que a fome.
Uma amostra contundente da ridícula distribuição de bens no planeta, começando pelo alimento, e da aberrante cultura alimentar que nos rege, resulta que ainda estando longe de ter resolvido o problema da fome no mundo já estamos enfrentando uma maior e inversa ameaça, a obesidade. Com exceção da África subsaariana, a obesidade aumentou em 80% nas últimas duas décadas.
6. A velhice começa aos 27 anos.
Pesquisa da Universidade da Virgínia descobriu que o raciocínio, a velocidade de razoamento e de habilidades de espacialização declinam visivelmente após os 27 anos de idade, sobretudo quando não são exercitados.
7. Plutão nunca teve a chance de orbitar totalmente o sol quando ele ainda era um planeta.
O planeta anão nunca sequer chegou a terminar uma órbita completa de 248 anos, uma volta de aproximadamente 5,9 bilhões de quilômetros, em torno do Sol, antes de ser despromovido em 2006.
8. A décima coisa mais solicitada em listas de desejo do Natal é "um pai".
Enquanto Playstations, unicórnios e pôneis continuem em alta entre os maiores desejos aquisitivos das crianças britânicas, um estudo indicou que dolorosamente a décima coisa mais solicitada no Natal é um pai.
9. Nós de alguma forma acreditamos que coisas ruins só acontecem com pessoas más
Nós todos sabemos que, logicamente, a tragédia golpeia frequentemente sem rima nem razão. E, no entanto, uma pesquisa sobre a hipótese de "mundo justo" mostra que os seres humanos têm uma necessidade de ver as vítimas de crime como merecedores de seu sofrimento; isso não só nos desculpa de não prestar ajuda, senão que significa que podemos continuar a acreditar que nossa própria meta de vida terá conseqüências previsíveis.
10. Os povos aborígines da Austrália são presos a uma taxa de quase 18 vezes mais do que os cidadãos não-indígenas. A disparidade é muito maior do que entre a prisão negros e brancos do sexo masculino nos EUA, onde há seis homens negros para cada homem branco. No Brasil, dois em cada três presos são negros.
Fonte: Metamorfose Digital