Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

À espera da nona gota de piche

Enviado por Gilberto Godoy
a-espera-da-nona-gota-de-piche


      O professor Thomas Parnell iniciou em 1927 um experimento científico que ainda está em curso quase 90 anos depois, 'a experiência da gota de piche'. Seu objetivo era demonstrar que o piche, ainda que nos pareça um sólido, é em realidade um líquido extremamente viscoso.

     Para isso naquele ano esquentou um pouco de piche e colocou em um funil cuja base cortou três anos depois, em 1930, quando o piche tinha voltado a endurecer.

     E desde então vieram contando e anotando as vezes que o piche gotejou, a última foi em 2000. John Mainstone, o responsável atual pelo experimento, perdeu aquela queda da gota e agora, com 78 anos de idade, não quer perder desta vez.

     Desde 1930 o piche pingou oito vezes, sendo elas em:

Dezembro de 1938.

Fevereiro de 1947.

Abril de 1954.

Maio de 1962.

Agosto de 1970.

Abril de 1979.

Julho de 1988.

28 de novembro de 2000.

     Isto permitiu calcular que o piche é 230 bilhões de vezes mais viscoso que a água, mas até hoje ninguém viu cair nenhuma das gotas em questão, tão sequer em 2000, quando montaram um sistema para gravá-lo, mas este falhou.

     Agora volta a existir um verdadeiro nervosismo em torno deste experimento -o mais antigo do mundo- porque acham que a nona gota está a ponto de cair, só que como o funil do experimento não é mantido em um ambiente controlado ninguém sabe realmente quando vai acontecer.

     Entretanto desta vez, ainda que ninguém veja ao vivo, esperam que pelo menos uma das três webcams dispostas para gravá-lo esteja funcionando. A experiência pode ser acompanhada ao vivo:

     Fonte: The Pitch Drop Experiment.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    O fim da existência é inerente à natureza, pois tudo o que existe tem um começo e um fim. É exatamente por isso que “profetas” ao longo da História têm se aproveitado dessa lógica para datar (o último estava programado para ontem) o dia do Apocalipse. Mas a Ciência só pode dar...   (continua)


  •    A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na...   (continua)


  •    A física moderna apóia-se em dois pilares: a teoria da relatividade geral, que explica o universo em grande escala (planetas, estrelas, galáxias), e a Mecânica quântica, que descreve-o em escala microscópica (partículas, átomos, moléculas). A primeira deve-se a Albert...   (continua)


  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


  • "... Que milagre é o homem?
    Que sonho, que sombra?
    Mas existe o homem?"
    ...
    C.D. Andrade


  •    A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou: “Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era...   (continua)


  •    Em busca de nossas origens cósmicas. Sensacional! O filme leva você a uma viagem para a 5000 metros de altura Planalto Chajnantor, onde ALMA está, no ambiente único do Deserto de Atacama do Chile.   (continua)


  •    Ivan Oliveira - Folha de S.Paulo / Tendências/Debates: Ciência, tecnologia, inovação.
       A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. Não se retira uma vaca de um copo de leite. É um grave equívoco pensar que...   (continua)


  •    Uma série de experimentos em temperaturas ultra frias demonstraram um fenômeno conhecido como "perda de nêutrons", no qual por alguma razão estas partículas subatômicas desaparecem por curtos períodos. Ainda que considerem diversas possíveis explicações...   (continua)


  •      Stephen Hawking fala sobre questões do universo. Mistérios...


  •      Até agora as ecografias nos proporcionavam uma informação limitada sobre o sexo do feto, pois nas primeiras semanas de gravidez os órgãos sexuais do feto ainda não estão desenvolvidos. Isto pode mudar graças a um teste desenvolvido por uma equipe de cientistas da empresa espanhola MyGEN.   (continua)


  •      Buscar a possibilidade no impossível é apenas uma questão de tempo, de acordo com Dmitry Itskov e as pessoas envolvidas em seu projeto chamado Rússia 2045. Ainda que pareça uma coisa megalomaníaca, eles esperam recriar toda uma civilização nova com a ajuda da transferência de personalidades dos seres humanos depois que seus corpos morrem para avatares androides.  (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília