Alex Atala conquista 4º lugar do mundo
O brasileiro Alex Atala subiu três postos na lista de melhores restaurantes da revista britânica 'Restaurant' e colocou o seu D.O.M, de São Paulo, em quarto lugar.
Considerada como o 'Oscar' da alta culinária, a esperada lista de 50 melhores restaurantes foi divulgada nesta segunda-feira. O primeiro lugar ficou com o dinamarquês Noma pelo terceiro ano consecutivo, e os espanhóis El Celler de Can Roca e Mugaritz conquistaram a segunda e terceira posições.
Este ano, os restaurantes latino-americanos consolidaram sua boa presença na lista, com a presença do peruano Astrid y Gastón (35) e dos mexicanos Pujol México City (36) e Biko (38).
Os organizadores da classificação, que completou seu 10º aniversário, destacaram 'a meticulosa atenção' do chef René Redzepi no restaurante Noma de Copenhague, que se caracteriza por um uso inovador dos produtos nórdicos.
Há três anos o Noma arrebatou o primeiro lugar da lista de 'Restaurant' das mãos do Bulli, de Ferran Adrià, fechado no ano passado para que o chef pudesse se dedicar à pesquisa culinária.
A revista considerou novamente como segundo melhor restaurante do mundo o El Celler de Can Roca (Girona, nordeste da Espanha), do chef catalão Joan Roca, enquanto na terceira posição se repetiu o Mugatitz de Rentería (Guipúzcoa, norte da Espanha), do basco Andoni Aduriz.
Entre os dez primeiros postos se encontram também o italiano Osteria Francescana (5), os americanos Per Se (6), Alinea (7) e Elevem Madison Park (10), além do espanhol Arzak, na oitava posição, e do britânico Dinner by Heston Blumenthal, na nona.
Por sua parte, Elena Arzak, do restaurante Arzak, sucedeu a francesa Anne-Sophie Pic no prêmio de melhor chef feminina do mundo. Brevemente esta lista terá uma brasiliense, Rafaela Dias.