Como formar bons leitores - Suely Braga
Desde o primeiro aninho, ainda no colo da mãe, a criança deve entrar em contato com o livro. É preciso que a criança toque no livro, folheio-o, cheire-o. Atualmente há milhares de livros maravilhosos, atraentes, encantadores bem ao gosto de cada etapa infantil. Estão se multiplicando também os escritores de literatura infantil.
A mãe ou o pai deve contar histórias ,colocar CDS com historinhas que são uma imensa variedade.Sabe-se que isto não é fácil para os pais sempre muito ocupados, com o corre-corre do dia a dia, para a própria sobrevivência.Há muitos casos em que a família se encontra só à noite.Os pais retornam já cansados por um dia estafante de trabalho.Muitas vezes os filhos ficam à mercê da babá eletrônica,a televisão, que já vai formando pequenos consumistas.
Na escolinha ,é imprescindível que a professora coloque,entre as atividades infantis, a contação de histórias,o manuseio do livro e a visita à biblioteca para a”hora do conto “.As crianças devem interpretar o livro,através das gravuras,desenhos,pinturas,contando-as oralmente.
Na alfabetização ,quando o aluno já sabem ler devemos levá-los à pequenas leituras interpretando-as oralmente e até escrevendo algo sobre a história.
Para formarmos pequenos leitores ,na escola,devemos incentivá-los e motivá-los a entrarem em contato com a literatura e a poesia.
Apesar do progresso e o desenvolvimento acelerado da tecnologia,pois as crianças hoje,desde a tenrra idade já manuseiam com certa habilidade celulares,entrar no computador e até na internet,que abre as portas do mundo para elas. Isto é algo maravilhoso ,mas não basta.O livro se faz importante para cultivar e desenvolver a imaginação e a emoção infantil.O ato de ler ou escrever um livro é um ato solitário,onde o leitor cria as suas próprias imagens e passeia com os personagens.
A poesia não deve faltar na sala de aula,lida interpretada oralmente,declamada ,interpretada com desenhos,pinturas pois desenvolve a sensibilidade,estimula os tímidos e se descobre talentos.Sei de casos de alunos rebeldes,desinteressados, que na sala de aula descobriu-se seu talento e foi recuperado.
O livro para se tornar interessante ,deve respeitar a faixa etária do aluno e os seus interesses.
Quando lecionava nas primeiras séries e no fundamental Língua portuguesa e Literatura no ensino médio sempre trabalhei muito com textos e o livro na sala de aula.Não tínhamos ainda os recursos da internet,mas tínhamos uma biblioteca muito rica,que era visitada semanalmente pelos alunos com a bibliotecária orientando-os.Eu interagia com as outras artes: música,teatro,dança.
Não me prendia aos livros didáticos.
Hoje os professores dispõem dos recursos da internet ,bastante usados.No entanto,muitos professores,por comodismo se abstêm de usar estas ferramentas que se encontram à sua disposição.É muito comum usarem as famosas fichas de leitura,que podem levar o jovem a não ler ,mas
simplesmente usar a resenha do livro ,ou copiar da internet.Isto é muito comum quando o professor pede uma dissertação.
Tive um caso na família, de um aluno , que até a terceira série do fundamental adorava ler e escrevia muito bem .Por causa de uma ficha de leitura , que a professora da quarta série pediu e não valorizou o seu trabalho,isto criou uma barreira intransponível, com a leitura.Depois de jovem e adulto,detestou literatura.
O que pode fazer uma professora sem tato e sensibilidade com um aluno.
O ensino está muito desqualificado.Os professores saem das Faculdades mal preparados.É urgente que os professores recebam boa formação , conhecimento também psicológico e tenham sensibilidade para trabalharem coma literatura e ajudar a formar bons leitores e escritores.Quem não lê muito, não aprende a escrever.
Há vários tipos de leitura,segundo as motivações e os desejos dos leitores, ou dos objetivos atribuídos à leitura pela escola. Todos os professores das disciplinas devem interagir com o professor de Língua Portuguesa e Literatura..Todas a disciplinas do currículo devem levar os alunos a lerem textos descritivos,narrativos e dissertativos afim de ajudar o aluno na compreensão de aspectos relacionados a dois grupos conceituais linguísticos importantes qual sejam: coerência e a coesão textuais presentes em todos os textos bem estruturados linguísticamente.
Ler textos informativos,opinativos,divulgados nos meios de comunicação social :jornais,revistas, textos políticos,divulgação científica.
Se os professores tivessem uma formação contínua e usassem adequadamente as ferramentas da tecnologia, que têm a seu dispor e da criatividade,não teríamos tanto fracasso dos alunos em Língua Portuguesa.
Não podemos desconhecer a safra de escritores e poetas jovens muito bons.Certamente em sua jornada escolar tiveram alguém, que os incentivou e os ajudou a se tornarem bons leitores e bons escritores.
SUELY BRAGA
Professora de Língua Portuguesa, Literatura,Orientadora Educacional e escritora. Osório RS, 03/03/2011.