O inventor da Coca-Cola foi John Stith Pemberton. O jovem tendo a idade de 19 anos, ganhava sua graduação em medicina e igualmente recebeu qualificação voltada para a farmácia. Após voltar como um herói da Guerra Civil, ele assumiu uma nova paixão: criar uma nova bebida que seria um tanto refrescante, quanto uma bebida que serviria de remédio para dor de cabeça. E então, um dia, em maio de 1886, no interior de sua oficina, ele criou o primeiro lote de que se transformaria na maior bebida refrescante, a Coca-Cola.
Ele era um prático farmacêutico e químico de grande talento, toda a sua vida ativa na reforma médica, e um empresário respeitado. Suas mais duradouras realizações envolvem laboratórios, que ainda estão em operação mais de 125 anos. Mais tarde, Pemberton cresceu e frequentou a escola local, onde sua família viveu por quase trinta anos.
Ele estudou medicina e farmácia na Reforma Medical College of Georgia, em Macon, e em 1850, com a idade de 19, ele estava licenciado para a prática de princípios sobre Thomsonian ou botânicos (tais praticantes depender quase exclusivamente das ervas de remédios e depurar o organismo de toxinas e eram vistas com desconfiança pelo público em geral). Ele praticava medicina e cirurgia primeiro em Rome e seus arredores e, em seguida, em Columbus.