Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O mundo é um palco

Enviado por Gilberto Godoy
o-mundo-e-um-palco

   No último dia 12 de julho, a livraria Travessa do Leblon recebeu o evento de lançamento do livro “O Mundo é Um Palco”, organizado pela equipe de Liana Leão, professora do Departamento de Letras da UFPR. O volume faz parte das celebrações dos 400 anos da morte de William Shakespeare e, reunindo artigos de diversos autores, se propõe a mostrar um olhar brasileiro sobre a obra do inglês.

   Além da pesquisadora, que desde 2012 coordena o projeto Shakespeare Digital junto do assessor de Comunicação da UFPR, Carlos Rocha, os capítulos têm como autores a atriz Fernanda Montenegro, o economista Gustavo Franco, o jurista Joaquim Falcão, o psicólogo e administrador José Ernesto Bologna, o jurista José Roberto de Castro Neves, o grande escritor cearense-inglês, Theófilo Silva e prefácio do jornalista Pedro Bial.

   “O livro foi lançado na Flip [Feira Literária de Paraty] com bastante sucesso e em dois lugares: na programação geral e na Casa Shakespeare, que abrigou atividades relacionadas ao bardo”, conta a professora, acrescentando que já estão programados novos eventos para Curitiba relacionados à efeméride, quando o livro será oficialmente lançado em Curitiba.

   Apesar do ritmo puxado que está levando ao longo deste ano de comemorações, Leão acredita que a correria é uma coisa boa. “Acho que a gente tem que aproveitar o momento em que as pessoas estão pensando em Shakespeare”, comenta.

   Shakespeare Digital 

   Criado em parceria com a UFPR TV na comemoração dos 450 anos do nascimento do bardo, o Shakespeare Brasil tem a proposta de ser o mais completo portal sobre o universo do autor no país. A iniciativa reúne, em um único endereço, textos, podcasts e vídeos com comentários, depoimentos e leituras de trechos das obras, conteúdo que pode ser usado livremente para fins educacionais ou recreativos.

   Entre os intérpretes de textos estão Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Gustavo Gasparini, Thiago Lacerda e Maitê Proença. Outras categorias de vídeos trazem, ainda, depoimentos de professores e diretores comentando aspectos da obra e de Shakespeare em diálogo com outros escritores e relatos de alunos que estão realizando trabalhos sobre a obra.

   Conheça a plataforma em www.shakespearedigitalbrasil.com.br.

Comentários

  • por: Theófilo Silva em segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

    Não tinha visto essa matéria. Obrigado por dizer que este autor é cearense/inglês. Rsssssssss

Também recomendo

  •    Sabe-se muito pouco sobre a vida de Shakespeare, e ninguém pode dizer ao certo o que é verdade ou invenção no pouco que se sabe. Encontrei o livro numa livraria de língua inglesa em Munich. O título era irresistível: “Nabokov’s Shakespeare”. O William Shakespeare de Vladimir Nabokov!   (continua)


  •    O livro Todos os homens são mortais, de Simone de Beauvoir, conta a história de Fosca, rei de Carmona, personagem nascido no ano de 1279 (séc. XIII), que em uma situação de angustia - seu reino estava sendo ameaçado pelos genoveses - bebe o remédio da imortalidade, que, ao contrário do que...   (continua)


  •    "Aprendi a ler aos cinco anos, em sala de aula do Frei Justiniano no Colégio La Salle, em Cochabamba (Bolívia). É a coisa mais importante que aconteceu em minha vida. Quase 70 anos depois, recordo, com nitidez, como a magia de traduzir as palavras dos livros em imagens...    (continua)


  •      Um dos mais polêmicos e profícuos pensadores da atualidade, Lipovetsky dedica-se a estudar o universo de consumo e o comportamento dos indivíduos na contemporaneidade desde seu A era do vazio, de 1983. Em A felicidade paradoxal, esse estudo chega a seu ápice, no que poderia ser chamada uma pequena história do consumo privado atual.    (continua)


  •    Em 2012 o escritor Rubem Alves resolveu parar de escrever seus artigos nas páginas da Folha de S. Paulo – por decisão própria. Deu até chamada de capa.  “A velhice é o tempo do cansaço de todas as coisas. Estou velho. Estou cansado. Já escrevi muito. Mas, agora, meus...   (continua)


  •    Elisabeth Kübler-Ross, médica, é a mulher que mudou a maneira como o mundo pensava sobre a morte e o morrer. Através de seus vários livros e muitos anos de trabalho com crianças, pacientes de AIDS e idosos portadores de doenças fatais, Kübler-Ross trouxe consolo e...   (continua)
     


  •    Mais de 500 obras literárias estão disponíveis para download gratuito no portal Universia Brasil. As obras são dos mais variados estilos: há desde biografias de cineastas até textos científicos sobre comunicação, passando, claro, por grandes clássicos da literatura.   (continua)


  •    Era uma vez uma andorinha que ficou para trás durante a migração anual por conta de um amor que não deu certo. Ela encontrou a estátua do príncipe feliz, coberta de ouro, com olhos de safira e um grande rubi enfeitando sua espada. A estátua encerrava a alma de um príncipe taciturno e um...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília