Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento

Enviado por Gilberto Godoy
por-fora-bela-viola--por-dentro-pao-bolorento


        Revista Piauí - Agosto 2011

     É impossível cozinhar bem se os ingredientes que vamos usar estiveram guardados em uma geladeira bagunçada, cheia de pires e pratos destampados exibindo restos misteriosos. Geladeira em desordem, além de horrível é uma coisa muito arriscada porque os resquícios de alguma meleca podem grudar nas mãos do cozinheiro (ou passar para os ingredientes!) e estragar a receita, literalmente. Dentro da geladeira convivem alimentos perecíveis em vários estágios de preparação, desde ingredientes ainda crus (carnes, verduras, frutas), comidas prontas ou semiprontas e produtos industrializados (leite, manteiga, queijos, molhos e etc), e por isso é importante saber guardar tudo com muita ordem e higiene. Imagine que pesadelo, seus convidados adoecendo porque frequentaram a sua mesa!

     Jamais, seria um pesadelo. Urge, portanto, aprender as dicas de manutenção da boa ordem na geladeira, com Julia Musa Magaldi:

     1ª - Mantenha tudo separado, e dentro de potes de plásticos ou acrílico, embalado em saquinhos próprios para alimentos ou papel alumínio. É fundamental para evitar cheiros e garantir que se conservem. Evite guardar potes, pratos, cumbucas, copos ou tigelinhas sem tampa

     2ª - Separar os alimentos em grupos facilita a limpeza, a organização e evita a chatice de fuçar a geladeira inteira cada vez que você quer achar alguma coisa:

   a) Prateleira superior: tudo o que estiver prontinho para servir. Ex: carne assada, doces, arroz cozido, frios para fazer sanduíche, feijão etc

   b) Prateleira do meio: alimentos pré-preparados ou em processamento. Ex: carnes temperadas; recheios de tortas, verduras cozidas aguardando tempero, ovos.

   c) Prateleira inferior: alimentos crus. Ex: frango e carne, saladas não lavadas, algo em descongelamento.

     Essas duas providências simples servem também para evitar a Contaminação Cruzada dos alimentos, que é a transferência de microorganismos de um alimento ou superfície para outro. Por exemplo, se você usar a mesma faca para cortar um tomate e em seguida cortar queijo, ou pão, ou torta, pode estar contaminando um ingrediente com microorganismos do outro. O mesmo pode acontecer se ao deixar um peixe na geladeira para descongelar, o pacote acabar pingando sobre o que estiver guardado na prateleira inferior. É sempre bom manter as coisas que estão descongelando dentro de recipientes que impeçam esses vazamentos

 - A questão da validade é fundamental:

- Um alimento pronto deve ser consumido em até 72h (pescados em até 24h).

- Conservas caseiras devem ser consumidas em até 10 dias.

- Ovos com a casca duram até 14 dias e devem ficar guardados no interior da geladeira porque o abre e fecha causa variação de temperatura e compromete o que estiver guardado nas prateleiras que ficam na porta

- Respeite a data de validade dos alimentos industrializados. Antes de consumir dê sempre uma olhada no rótulo.

– Alimentos "perfumados" (ex.peixes e certos queijos) devem ser guardados em containers hermeticamente fechados e devem ficar bem separados dos outros itens para evitar que o cheiro passe para outras comidas.

     FREEZER

- Deve ser descongelado sempre que a camada de gelo chegar a 1cm de espessura.

- Como a geladeira, o freezer deve ser limpo com detergente, esponjinha, muito rigor e paciência

- Os alimentos também devem ser armazenados bem embalados ou em potes plásticos.

- Congelado não é sinônimo de eterno. O ideal é que os congelados sejam consumidos em até 30 dias.

- Se sua memória é normal, é sensato colar uma etiquetinha identificando o conteúdo de cada pote, a data em que foi congelado e a de validade

ATENÇÃO: se você descongelou, não congele novamente, é um perigo.
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Toda compra exige uma certa cautela. Se você vai comprar um carro, você conversa antes com alguém que tenha o modelo que você tem interesse; se for usado, você conversa antes com o seu mecânico de confiança. Com o vinho não poderia ser diferente. Na hora de comprar você conversa com um amigo ou vai em uma casa especializada no ramo e conversa com o atendente.   (continua)


  •    Ainda que a maioria dos brasileiros tenham como desjejum apenas uma xícara de café preto e um pão com manteiga, seguem dizendo que o pequeno-almoço ou café-da-manhã é (ou deveria ser, no nosso caso) a principal refeição do dia, para proporcionar energia depois das...   (continua)
     


  •    Quem já ficou no açougue encarando uma lista de cortes, preços e pedaços de carne, expostos ou embalados na gôndola, sem ter a menor ideia de como juntar a intenção ("picadinho" ou "bife", por exemplo) com a oferta (alcatra, coxão mole, patinho etc) sabe a falta que faz conhecer um pouco sobre carnes.   (continua)


  •    Blog do Wessel
    ​  Kebab de cordeiro com pesto de hortelã  -  Um dos mais tradicionais pratos do Oriente Médio é o Kebab, Shish Kebab ou simplesmente espetinho. Kebab em persa significa frito e shish em turco é espetinho. Por isso o verdadeiro nome deste prato é Shish Kebab, que...   (continua)


  •    Um bom vinho fica ainda melhor com uma boa leitura. Para quem gosta de vinho e história, a dica de hoje é o livro "Vinho & Guerra", que narra as aventuras de famílias das regiões vinícolas francesas, durante a II Guerra Mundial, que arriscaram suas próprias vidas para...   (continua)


  •    O verdadeiro amante da bebida faz questão de se aprofundar nas curiosidades e conhecimentos em torno do vinho. Se você se encaixa nesse perfil, vale a pena conferir algumas questões que caracterizam o Velho e o Novo Mundo, sob a visão de um dos profissionais que...   (continua)


  •    Já chegou ao Brasil o vinho Toro Loco Tempranillo, fabricado na região de Utiel-Requena, na província espanhola de Valencia. O rótulo foi eleito um dos melhores do mundo por especialistas em uma competição no Reino Unido.   (continua)


  •      Veuve Clicquot Ponsardin é uma casa de champanhe de Reims, França, e uma marca de champanhe, facilmente reconhecida pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa. Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, Veuve Clicquot (pronunciado grosso modo vuuv clicô [ponsardan]) desempenhou um importante papel no estabelecimento da champanhe como bebida...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília