A cifra mais precisa calculada até a data é 8,7 milhões: onde 6,5 milhões se encontram sobre a superfície e 2,2 (25%) habitam as profundidades do oceano. Estes dados foram fornecidos por cientistas do Censo de Vida Marinha e baseiam-se em uma técnica inovadora e validada analiticamente que reduz de forma precisa o número de espécies que se estimava anteriormente, cujo valor oscilava entre 3 e 100 milhões.
Ademais, o estudo publicado pela PLoS Biology afirma que 86% de todas as espécies sobre a terra e 91% das do mar, ainda não foram descobertas, descritas e catalogadas. O autor deste estudo Camilo Mora, da Universidade do Havaí, afirma:
- "A questão de quantas espécies existem vem intrigando os cientistas durante séculos e a reposta, junto à pesquisa de sua distribuição e abundância, é particularmente importante agora, porque uma grande quantidade de atividades humanas estão acelerando a taxa de extinções. Muitas espécies podem desaparecer antes de que sequer saibamos de sua existência e sua função no ecossistema".
Por outro lado, o coautor Boris Worm da Universidade de Dalhousie, comenta:
- "Este trabalho deduz o número mais básico necessário para descrever nossa biosfera vivente. Se não soubéssemos o número de pessoas em uma nação, como poderíamos planificar o futuro?".
Em relação a esta notícia queria compartilhar uma palestra TED protagonizada por David Galo e que nos mostra alguma das maravilhas que podemos encontrar no fundo do mar.