A retórica de Shakespeare
Em tempos de tweets e linguagem telegráfica, William Shakespeare teria algo a nos ensinar com sua retórica? Muito ainda, sem dúvida. É o que sugere um artigo recentemente publicado pela revista semanal americana Newsweek. Segundo seu autor, Simon Schama, nós poderíamos imaginar que o inglês de quatro séculos atrás pudesse ser uma barreira para desfrutar o texto do Bardo, mas isso seria um grande equívoco. Vale a pena conferir as relações que o articulista faz entre o rol de estadistas que se notabilizaram por seu discurso. E o que há de eloquente nos poderosos clássicos do dramaturgo.
Ricardo III: a perenidade de Shakespeare
Se, para o articulista da Newsweek Simon Schama, Ricardo III é um dos textos favoritos de quem frui o teatro, para o ator e imitador Jim Meskimen, a grandiloquente tragédia torna-se mote para uma impagável série de imitações suas. Numa performance perfeita, ele declama a passagem conhecida como “discurso de Clarence”, fala do duque que se encontra na cena IV do I ato (clique aqui para acompanhar o texto). E se apropria da voz de atores, personalidades e políticos como Richard Burton, Jimmy Stewart, George W. Bush, Woody Allen, George Clooney, Harvey Keitel, Morgan Freeman, Robert Deniro, Jack Nicholson e Barack Obama. A escolha inteligente do trecho para cada um e as sutilezas de alguns gestos e esgares são uma qualidade à parte.
O último Shakespeare
A tempestade foi a última peça escrita por Shakespeare (1564-1616). E, nesse texto, a eloquência ganha força e sentido especial na voz de seu protagonista, Próspero, o mágico e duque de Milão que perdeu seu trono, mas conquistou sabedoria. Uma montagem que esteve em cartaz em São Paulo, no Teatro das Artes até 28 de agosto, trouxe Carlos Palma nesse papel de condução difícil. (ver vídeo Yuotube acima)
Importante salientar que quando o assunto é o Bardo, faz-se mister a nímia opinião do articulista e escritor do Globo, Blog do Moreno, Professor Theófilo Silva, um dos maiores entendedores de suas peças e obras, atualmente morando em Brasília, e leitor do nosso Blog.