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"Nabucco" é uma ópera em quatro atos do grande Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera, escrita em 1842. A ação da ópera conta a história do rei Nabucodonosor da Babilônia. Esta ópera foi escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália e, por meio da várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. (continua)
O Teatro Mágico (TM) é um grupo musical brasileiro formado em 2003 na cidade de Osasco, São Paulo, criado por Fernando Anitelli. O TM é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação. (continua)
Um famoso aniversariante do mês de abril acabou influenciando a veia cômica de Nigel, a cacatua vilã da animação “Rio 2”, há algumas semanas em cartaz nos cinemas. Depois de ter se dado mal no filme anterior, a ave desta vez encarna o espírito elisabetano para citar, em diversas momentos do longa, textos famosos de William Shakespeare, como Romeu e Julieta e Hamlet. (continua)
A peça Cheiro de Céu, em cartaz no Espaço Parlapatões, em São Paulo, é ótima para ser indicada a pessoas que costumam dizer que não gostam de teatro.
A peça é uma comédia deliciosa de Mário Viana que, ao propor uma trama clássica, como são as comédias de William Shakespeare, consegue unir modernidade e tradição. Dirigida por Norival Rizzo, conta uma história que se passa em um reino medieval, mas bem revestida por um humor contemporâneo. (continua)
A retórica de Shakespeare
Em tempos de tweets e linguagem telegráfica, William Shakespeare teria algo a nos ensinar com sua retórica? Muito ainda, sem dúvida. É o que sugere um artigo recentemente publicado pela revista semanal americana Newsweek. Segundo seu autor, Simon Schama, nós poderíamos imaginar que o inglês de quatro séculos atrás pudesse ser uma barreira para desfrutar o texto do Bardo, mas isso seria um grande equívoco. Vale a pena conferir as relações que o articulista faz entre o rol de estadistas que se notabilizaram por seu discurso. E o que há de eloquente nos poderosos clássicos do dramaturgo. (continua)
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