Tráfego na net: origem em fontes não humanas
Geralmente pensamos que os humanos somos majoritariamente os utilizadores da Internet visitando diferentes sites, mas a Rede na realidade é dominada por bots, programas informáticos, malwares e spiders indexadores.
Um estudo realizado pela empresa de segurança web Incapsula mostra que 51% do tráfego na rede vem de fontes não humanas; onde 20% deste é benigno e 31%, potencialmente maligno. Somente 49% do tráfego total corresponde a fontes humanas.
Vinte por cento é originado nos motores de busca indexando conteúdo; 19% do tráfego na Internet é resultado de "espiões" (softwares) coletando dados; 5% é o resultado de ferramentas de hacking automatizadas; 5% é scraping (extração de dados) e 2% por spam automatizado.
Ainda que não notemos muito, o ciberespaço é um terreno que cada vez é mais ocupado por bots que sutilmente estão nos vigiando, medindo nossos padrões de navegação ou realizando ataques orquestrados. A informação já é moeda global. Estamos a um pequeno passo da Matrix e ao certo não demorará para Morpheu convidá-lo a escolher entre a pílula azul ou vermelha.
Fonte: ZD Net.