Alguém tem dúvida quanto a influência que os estímulos (exemplos) têm sobre o comportamento humano? Sobretudo quando este ser está na maior fase de formação e aprendizagem de conceitos? O chamado 'mundo moderno' do capital não se preocupa com valores familiares, estrutura social ou coisas parecidas... quer vender! Este exemplo a seguir demonstra a crueldade das sutilezas comerciais que estão fazendo com nossas crianças! Senão vejamos:
A embalagem traz desenhos de personagens que atraem a atenção da garotada, como Princesas, Carros e Mickey. O gosto é de morango e não contém álcool. Mas o formato é idêntico ao dos espumantes, inclusive a rolha.
Lançado pela Cereser, em parceria com a Disney, o "spunch" — bebida gaseificada — gera polêmica entre gente grande. Em São Paulo, a Defensoria Pública pediu à empresa que recolhesse a mercadoria. No Rio, ela fica exposta entre as de teor alcoólico, num supermercado da Zona Norte.
Pai de Arthur, de 2 anos, o supervisor de manutenção Marcelo Souza, de 34, não compraria a bebida:
— O produto está associado à marca cujo carro-chefe é o espumante com álcool. É a mesma coisa que lançar uma cerveja infantil sem álcool.
Com 10 anos, Rebeca Carvalho diz que uma amiga já provou a bebida. E confessa que, se a mãe, Roberta, deixasse, levaria o spunch.
— Acho que pode estimular a criança a beber no futuro — explica a mãe.
Em nota, a Cereser informou que o spunch "não é espumante para criança e trata-se de refrigerante para festa infantil com sabor de morango", que o contrato de licenciamento com a Disney acabou e o produto não é mais fabricado.
A secretária Joyce Barbosa, de 36 anos, também não compraria o produto:
— Acho uma péssima ideia! Não compraria para os meus filhos, de forma alguma. Estes produtos ajudam as crianças a beberem antes do tempo. Criança, além de ser um bicho muito curioso, gosta de experimentar tudo. Espero que não vire moda.
Fonte: Por wilson yoshio.blogspot Do Extra