Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Nossa civilização se dirige ao colapso?

Enviado por Gilberto Godoy
nossa-civilizacao-se-dirige-ao-colapso-

     Os resultados de um estudo comissionado pela NASA sugere que nossa civilização industrial avança para um colapso global, em grande parte pelo manejo insustentável dos recursos e a enorme desigualdade na distribuição da riqueza.

     O estudo interdisciplinar baseado em um modelo dinâmico que leva em conta fatores humanos e fatores da própria natureza, cita casos anteriores nos quais civilizações avançadas colapsaram. Impérios como o romano, o mesopotâmico ou várias dinastias imperiais chinesas degradaram por causas detectadas na atualidade. A diferença talvez resida em que pela primeira vez na história a civilização tenha um caráter global.

     Os fatores que contribuem à iminente crise global são: a população, o clima, a agricultura, a água e a energia. A estes fatores interrelacionados, que se encontram em pontos críticos, devemos somar a estratificação das classes sociais, um fenômeno que antes já resultou em consequências catastróficas para algumas civilizações.

     O estudo coloca sob suspeita a noção de que a tecnologia resolverá nossos problemas de desigualdade e de manejo de recursos:  - "A mudança tecnológica pode incrementar a eficiência do uso de recursos, mas também tende a incrementar o consumo de recursos per capita e a escala de extração dos mesmos, tal qual os incrementos em consumo comumente compensam o incremento na eficiência do uso de recursos."

     Os pesquisadores prognosticam que o excesso de consumo das elites propiciará o colapso do povo e este a sua vez terminará produzindo o colapso das elites.


     Fonte: The Guardian.

 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Um soldado americano que participou de várias guerras descreve sua percepção sobre o que é uma Guerra, quem são terroristas, o que faz países declararem guerra e as consequências destas contingências aversivas e irremediáveis. "Os nossos verdadeiros inimigos não estão em um país distante..."   (continua)


  •    Faz pelo menos 500 anos que o mundo está se tornando um lugar cada vez mais seguro para se viver, e a raça humana nunca foi tão pouco violenta. Ataques terroristas e guerras civis são meros soluços estatísticos numa paz que nossos ancestrais achariam quase impensável. Duro de engolir, certo?   (continua)


  •    Em termos de evolução, a espécie Homo sapiens é extremamente bem sucedida. As populações de outras espécies posicionadas semelhantes a nós na cadeia alimentar tendem a chegar, no máximo, na casa dos 20 milhões. Nós, pelo contrário, levamos apenas...   (continua)


  •    Daqui a algumas décadas – quando esses inícios do século 21 estiverem em definitivo no passado – é provável que nos lembremos deles como um “medievo de medo”. E sobre o medo diremos que corrói as relações sociais – e, com elas, todo o resto, qual cupim na madeira.   (continua)


  •    Segundo um dos diretores da NASA, um cientista planetário chamado Rich Terrile, nossa vida poderia ser em realidade parte de uma simulação de computador programada por um homem do futuro entediado. Não o nosso, em realidade seríamos os personagens controlados que estão...   (continua)


  •    Gioconda Gordon - Gazeta Mercantil
       O título do livro do sociólogo polonês Zigmunt Bauman é sugestivo e, sobretudo, apropriado para um sentimento que não se submete docilmente a definições. Professor emérito de sociologia nas Universidades de Varsóvia e de Leeds, na Inglaterra...   (continua)


  •    Investigador norte-americano criou mapa animado que sintetiza manifestações de todo o mundo ao longo de mais de três décadas. Calcanhar de Aquiles: só reúne protestos noticiados. O Brasil, um dos colossos da geografia mundial, é um dos países mais...   (continua)


  •    Os brasileiros, em geral, acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. Realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília