Facebook é a companhia menos confiável da Internet
Apesar de que seja um dos sites mais usados na atualidade, Facebook é também uma das companhias menos confiáveis para quem interage cotidianamente na Internet, sobretudo no relacionado ao manejo de notícias adversas que vão contra o interesse de seus patrocinados e na informação sensível pessoal de seus usuários. Em várias oportunidades já vimos o botão "Like" pipocando como forma de não viralizar algum tipo de informação que não seja do agrado de pessoas e corporações influentes.
De acordo com um estudo realizado pela Harris Interactive Inc, só 1 em cada 3 internautas indicou que estava cômodo com a maneira em que a rede social criada por Mark Zuckerberg utiliza seus dados pessoais para dirigir anúncios publicitários afins a seus interesses. Em contraste, 66% dos pesquisados opinou o mesmo, mas com respeito a Amazon e 41% com respeito a Google. No caso da Amazon, o algoritmo publicitário funciona a partir de compras realizadas no passado, e no Google com o histórico de buscas realizadas.
A pesquisa on-line foi realizada com 2.262 adultos estadunidenses em fevereiro passado e, curiosamente, também incluiu perguntas sobre o mesmo mecanismo, mas para a atividade comercial fora da Internet. Assim, por exemplo e de maneira inversa ao que aconetce na rede, 81% dos participantes assegurou se sentir satisfeito quando seu vendedor de frutas e legumes se serve de seus hábitos de compra para oferecer ofertas específicas.
E talvez aqui a diferença resida em que, ao contrário do Seu Zé da Quitanda, cujo rosto vemos e saudamos cotidianamente, Facebook se apresente como uma imensa máquina neoburocrática que armazena os dados fornecidos pelos usuário com fins não muito claros.
Fonte: Bloomberg.