Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O horário de verão e a saúde

Enviado por Gilberto Godoy
o-horario-de-verao-e-a-saude

     Neste domingo, 20, começa mais um horário de verão e com ele os efeitos relacionados aos sintomas de uma noite mal dormida. À meia noite de sábado para domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora no Distrito Federal e em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

     Dicas para enfrentar a mudança

     Em geral, especialmente no início da mudança, as pessoas passam por uma fase de adaptação de horários que reduz a quantidade de sono. “Usualmente a pessoa apresenta cansaço, queda no rendimento intelectual, alteração de humor e, em prazo maior, se mantido, predispõe-se a diversos agravos à saúde como transtornos do humor”, explica o médico do Ambulatório de Sono do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Vitor Codeço.

     Segundo o especialista, a forma mais prática para se adaptar à mudança é acordar progressivamente mais cedo, 15 minutos, de três em três dias, antes do início do horário de verão, até atingir 60 minutos na transição do horário antigo para o novo.

     “Para ter um bom dia é fundamental ter uma boa noite de sono e por isso devemos ter uma rotina, uma educação em sono”, afirma o médico.

     As pessoas que têm dificuldades para dormir devem seguir os dez mandamentos em sono, de acordo com o especialista. São eles:

1- Manter regularidade nos horários de dormir;

2- Evitar ingerir alimentos, medicações e drogas estimulantes próximas ao horário de dormir (cafeína, descongestionantes, tabagismo);

3- Evitar consumo de álcool próximo ao horário de dormir;

4- Reservar a cama para dormir (não ler, trabalhar ou assistir TV na cama);

5- Evitar exercícios físicos vigorosos próximos ao horário de dormir;

6- Evitar mudar radicalmente os horários de dormir e acordar no final de semana;

7- Manter o ambiente do quarto com temperatura adequada e sem poluição sonora;

8- Investir em um colchão e travesseiros de qualidade, adequados para o seu corpo;

9- Cochilos diurnos devem ter no máximo 40 minutos, e não devem ser feitos por pessoas com dificuldade para dormir à noite;

10- Evitar assistir programas violentos ou excessivamente estimulantes próximo ao horário de dormir


    O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, com o objetivo de aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

     Fonte: Ascom SES-DF 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    "É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte", como diz a letra de Divino Maravilhoso, de Caetano Veloso. Para nos manter mos despertos e aptos a tomarmos decisões sem sermos massa de manobra devemos conhecer a ralidade do que vivemos e o que somos. Os governos, sobretudo os...   (continua)


  •      A saga de Steve Jobs é o mito de criação da revolução digital em grande escala: o início de um negócio na garagem de seus pais e sua transformação na empresa mais valiosa do mundo. Embora não tenha inventado muitas coisas de cabo a rabo, Jobs era um mestre em combinar ideias, arte e tecnologia de uma maneira que por várias vezes inventou o ...(continua)


  •    Um soldado americano que participou de várias guerras descreve sua percepção sobre o que é uma Guerra, quem são terroristas, o que faz países declararem guerra e as consequências destas contingências aversivas e irremediáveis. "Os nossos verdadeiros inimigos não estão em um país distante..."   (continua)


  •    Faz pelo menos 500 anos que o mundo está se tornando um lugar cada vez mais seguro para se viver, e a raça humana nunca foi tão pouco violenta. Ataques terroristas e guerras civis são meros soluços estatísticos numa paz que nossos ancestrais achariam quase impensável. Duro de engolir, certo?   (continua)


  •    Em termos de evolução, a espécie Homo sapiens é extremamente bem sucedida. As populações de outras espécies posicionadas semelhantes a nós na cadeia alimentar tendem a chegar, no máximo, na casa dos 20 milhões. Nós, pelo contrário, levamos apenas...   (continua)


  •    Daqui a algumas décadas – quando esses inícios do século 21 estiverem em definitivo no passado – é provável que nos lembremos deles como um “medievo de medo”. E sobre o medo diremos que corrói as relações sociais – e, com elas, todo o resto, qual cupim na madeira.   (continua)


  •    Segundo um dos diretores da NASA, um cientista planetário chamado Rich Terrile, nossa vida poderia ser em realidade parte de uma simulação de computador programada por um homem do futuro entediado. Não o nosso, em realidade seríamos os personagens controlados que estão...   (continua)


  •    Gioconda Gordon - Gazeta Mercantil
       O título do livro do sociólogo polonês Zigmunt Bauman é sugestivo e, sobretudo, apropriado para um sentimento que não se submete docilmente a definições. Professor emérito de sociologia nas Universidades de Varsóvia e de Leeds, na Inglaterra...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília